Os jovens em cena: vida ficcional e real a partir de três novelas da Rede Globo

Autores

  • Guilherme Moreira Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Cristina Brandão de Faria Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i2.862

Resumo

Esse artigo retrata as proximidades dos jovens homossexuais com os apresentados pelas telenovelas “Mulheres Apaixonadas”, “Senhora do Destino” e “América”, todas da Rede Globo e exibidas na faixa das nove horas. Com base em quatro estudos de recepção buscamos evidências nos mecanismos de projeção e identificação da telenovela em relação à questão da sexualidade. Também buscamos evidências em uma recente reportagem de capa da revista Veja que diz que estamos vivendo uma “geração tolerante”. Acreditamos que o discurso ficcional contribuiu para o processo de coming out dos jovens e também para a aceitação da orientação homossexual por parte da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Jornalista formado pelo UFJF.

Maria Cristina Brandão de Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Downloads

Publicado

24-03-2011

Como Citar

Fernandes, G. M., & Brandão de Faria, M. C. (2011). Os jovens em cena: vida ficcional e real a partir de três novelas da Rede Globo. Revista Eco-Pós, 13(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i2.862