Imagens IA e mídias generativas

notas sobre a revolução em curso

Autores

  • Lev Manovich City University of New York
  • Emanuele Arielli Universidade IUAV de Veneza

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28175

Palavras-chave:

Inteligência artificial, mídia generativa, novas mídias, era digital

Resumo

O artigo discute a transição da criação de imagens manual e baseadas em lentes para o procedimento preditivo da IA generativa, em que os computadores geram novas mídias aprendendo com grandes conjuntos de dados e prevendo novos artefatos. Essa mudança da representação para a previsão marca uma uma mudança significativa na forma como as imagens são produzidas, avançando em direção à "mídia preditiva". Os autores também investigam as características comuns entre os processos de criação humana e de IA, em que ambos aprendem com grandes quantidades de dados culturais para produzir novos artefatos. No entanto, a IA atualmente tem dificuldades para gerar "átomos culturais" altamente exclusivos ou raros, que são mais bem compreendidos pelos criadores humanos. O artigo também coloca a IA geradora no contexto da arte moderna e da história da mídia. Os artefatos gerados pela IA dependem de um grande arquivo de outros artefatos de mídia. Esse mecanismo generativo vincula a mídia generativa a gêneros, métodos e movimentos artísticos anteriores, como a colagem de fotos da década de 1920, a pop art da década de 1960 ou a net art da década de 1990.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lev Manovich, City University of New York

É um artista, escritor e um dos teóricos mais influentes da cultura digital em todo o mundo. Depois de estudar pintura, arquitetura e cinema, Manovich começou a usar computadores para criar arte digital em 1984. Seus projetos foram exibidos em 12 exposições individuais e 120 exposições coletivas em muitas instituições de prestígio, como o Institute of Contemporary Art (Londres), o Centre Pompidou, a Bienal de Xangai e o ZKM | Center for Art and Media. Atualmente, Manovich é professor de ciência da computação no Centro de Pós-Graduação da City University of New York e diretor do Cultural Analytics Lab.

Emanuele Arielli, Universidade IUAV de Veneza

É Professor Associado de Estética na Universidade IUAV de Veneza. Desde 2011, é pesquisador permanente no Innovationszentrum Wissensforschung da Universidade Técnica de Berlim. É membro da International Association of Empirical Aesthetics - IAEA e do conselho editorial da revista Aisthesis. Realiza pesquisas entre filosofia e ciência cognitiva.

Downloads

Publicado

08-11-2023

Como Citar

Manovich, L., & Arielli, E. (2023). Imagens IA e mídias generativas: notas sobre a revolução em curso. Revista Eco-Pós, 26(2), 16–39. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i2.28175