Os jovens em cena: vida ficcional e real a partir de três novelas da Rede Globo

Authors

  • Guilherme Moreira Fernandes Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Maria Cristina Brandão de Faria Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i2.862

Abstract

Esse artigo retrata as proximidades dos jovens homossexuais com os apresentados pelas telenovelas “Mulheres Apaixonadas”, “Senhora do Destino” e “América”, todas da Rede Globo e exibidas na faixa das nove horas. Com base em quatro estudos de recepção buscamos evidências nos mecanismos de projeção e identificação da telenovela em relação à questão da sexualidade. Também buscamos evidências em uma recente reportagem de capa da revista Veja que diz que estamos vivendo uma “geração tolerante”. Acreditamos que o discurso ficcional contribuiu para o processo de coming out dos jovens e também para a aceitação da orientação homossexual por parte da sociedade.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Guilherme Moreira Fernandes, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Jornalista formado pelo UFJF.

Maria Cristina Brandão de Faria, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutora em Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Published

2011-03-24

How to Cite

Fernandes, G. M., & Brandão de Faria, M. C. (2011). Os jovens em cena: vida ficcional e real a partir de três novelas da Rede Globo. Revista Eco-Pós, 13(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v13i2.862