Jornalismo negro e história silenciada:

Uma análise do epistemicídio no currículo de cursos de jornalismo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i3.28330

Palavras-chave:

Jornalismo Negro, Imprensa Negra, Graduação de Jornalismo

Resumo

O artigo analisa a presença do Jornalismo Negro nos componentes curriculares das graduações em Jornalismo no Brasil, com o propósito de verificar se é, e como essa temática é retratada. Foram analisados Projetos Político Pedagógicos (PPP) e as Estruturas Curriculares das  graduações em Jornalismo das 42 Universidades Federais, na busca por abordagens sobre Imprensa Negra, Jornalismo Negro (JN) e questões étnico-raciais. Parte-se da hipótese de que o JN é uma prática silenciada como tal por conta do racismo, embora haja registros de sua atuação há 200 anos. Os Estudos Culturais e, como metodologia, a Análise de Discurso de Foucault (1996) fundamentam o estudo. O artigo tensiona concepções hegemônicas de jornalismo questionando a não inclusão de um debate racial nos seus estudos, nas graduações e na academia, além de incentivar o combate ao epistemícidio nas graduações de jornalismo.

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Biografia do Autor

Aíla Cristhie Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Comunicação e Sociedade, Universidade Federal de Sergipe. Graduada em Jornalismo pela mesma universidade. Pesquisa sobre Jornalismo Negro no Brasil e Participa do Grupo de Pesquisa Lavint/UFS e Geni/UFS.

Valéria Maria Vilas Bôas, Universidade Federal de Sergipe

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da mesma Universidade. Doutora e mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia com estágio doutoral na modalidade Doutorado Sanduíche pela Université Lumiere Lyon 2 com bolsa Capes.É pesquisadora do Laboratório de Análise de Visualidades, Narrativas e Tecnologias (Lavints/UFS) e do Centro de Pesquisa Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA).

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Publicado

19-12-2024

Como Citar

Cardoso, A. C., & Vilas Bôas, V. M. (2024). Jornalismo negro e história silenciada:: Uma análise do epistemicídio no currículo de cursos de jornalismo no Brasil. Revista Eco-Pós, 27(3), 356–380. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i3.28330