As bonecas do amor no Japão: (outros) corpos que importam em contextos de crise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i1.27538

Resumo

No Japão, as bonecas sexuais são chamadas love dolls ou bonecas do amor. Essa denominação revela uma multiplicidade de relacionamentos entre elas e os seus usuários, que vai muito além da prática sexual, apresentando modos de lidar com a solidão e as novas possibilidades para compreender os vínculos afetivos e seus processos comunicacionais. Há relatos de bonecas companheiras de viagens e de momentos de lazer, modelos para fotografias e maquiagens e, até mesmo, aquelas que são objetos de amor. O mercado cresceu tanto no Japão que a empresa Ningen Love Doll passou a organizar funerais específicos para bonecas, a exemplo do que já foi realizado com pets robôs. O objetivo deste artigo é demonstrar que a pesquisa sobre os afetos dos japoneses, por seres inorgânicos (bonecas, robôs, hologramas etc.), alinha-se com discussões em torno das novas materialidades e das questões de gênero, suscitando reflexões fundamentais para lidar com situações de crise que fazem repensar epistemologias da comunicação e do corpo. Em termos metodológicos, realizamos uma pesquisa de campo no Japão entre 2019 e 2020 e uma análise bibliográfica que reúne autores como Giard (2016), Esposito (2016), Perniola (2005), Braidotti (2013) e entre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Yumi Aoki, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Doutoranda e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, bolsista CAPES PROSUP (taxa) e PDSE (Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior) na Universidade de Tsukuba, no Japão.

Christine Greiner, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Christine Greiner é professora da PUC-SP. Autora dos livros Leituras do Corpo no Japão e Fabulações do Corpo Japonês, entre outros. Desde 1995, viaja ao Japão para estudar artes do corpo e filosofia.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer, o poder soberano e a vida nua. Tradução Henrique Burigo. Belo Horizonte: UFMG, 2007.

BRAIDOTTI, Rosi. The Posthuman. Cambridge: Polity Press, 2013.

BUTLER, Judith. Problemas de Gênero, Feminismo e Subversão da Identidade. Tradução Renato Aguiar. São Paulo: Civilização Brasileira, 2003.

ESPOSITO, Roberto. As pessoas e as coisas. São Paulo: Rafael Copetti Editor, 2016.

GIARD, Agnès. Un désir d’humain: les love doll au Japon. Paris: Las belles lettres, 2016.

KINSELLA, Sharon. Cuties in Japan. In: MOERAN, Brian; SCOV, Lise (eds.). Women, Media and Consumption in Japan. London, Curzon & Hawaii University Press, 1995, p. 220-254.

MBEMBE, Achille Crítica da Razão Negra. Tradução Sebastião Nascimento. São Paulo: n-1 edições, 2018.

NAGATOMO, Shigenori. Attunement through the body. Nova Iorque: Suny University Press, 1992.

ORIENT INDUSTRY. 愛人形 LoveDollの軌跡 ~オリエント工業40周年記念書籍. Tóquio: Micro Magazine, 2017.

PERNIOLA, Mario. O sex appeal do inorgânico. São Paulo: Studio Nobel, 2005.

PRECIADO, Paul B. Manifesto Contrassexual: Práticas Subversivas de Identidade. Tradução Maria Paula Gurge Ribeiro. São Paulo: n-1 edições, 2000.

SIBILIA, Paula. O Homem pós-orgânico: a alquimia dos corpos e das almas à luz das tecnologias digitais. Rio de Janeiro: Ed Contraponto, 2005.

SOUZA, Marco. O Kuruma Ningyo e o Corpo no Teatro de Animação Japonês. São Paulo: Editora Annablume, 2005.

TAMAKI, Saitō. Hikikomori: Adolescence Without End. Tradução Jeffrey Andrews. Minneapolis: Minnesota University Press, 2013.

YONEYAMA, Shoko. Animism in Contemporary Japan, Voices for the Anthropocene from Post-Fukushima Japan. Nova Iorque: Routledge, 2019.

Downloads

Publicado

14-09-2021

Como Citar

Aoki, B. Y., & Greiner, C. (2021). As bonecas do amor no Japão: (outros) corpos que importam em contextos de crise. Revista Eco-Pós, 24(1), 98–119. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i1.27538