O “monumento nato” do Rio de Janeiro

Imaginários visuais do Pão de Açúcar

Autores

  • Jorge De La Barre UFF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28213

Palavras-chave:

Cultura global, Imaginários visuais, Marketing da cidade, Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

Resumo

Este ensaio visual foca em um dos cartões postais mais famosos do mundo: o Pão de Açúcar, do Rio de Janeiro. Desde os primeiros trabalhos fotográficos sobre as paisagens naturais do Rio no final do século 19 (seguindo as primeiras representações pintadas nos séculos 17 e 18) até representações contemporâneas envolvendo megaeventos, renovação urbana e o marketing da cidade, o Pão de Açúcar percorreu um longo caminho na encenação de monumentos verticais e panorâmicos ao longo do tempo. O ensaio explora visualmente os diversos contextos – favoráveis ​​ou críticos – em que o monumento nato do Rio (assim apelidado pelo famoso arquiteto e urbanista brasileiro Lúcio Costa) possibilitou a encenação do Rio enquanto Cidade Maravilhosa, desde o advento da fotografia moderna junto com a estátua do Cristo Redentor – seu duplo visual vertical.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANTES, Antônio (org.). O espaço da diferença. Campinas, SP: Papirus, 2000.

ARAÚJO, Rosane. A cidade sou eu. Rio de Janeiro: Editora Novamente, 2011.

BALANDIER, Georges. Images, images, images. Cahiers Internationaux de Sociologie, n. 82, 1987, p. 7–22.

BENJAMIN, Walter. The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction. In: Illuminations, New York: Schocken Books, 1969 (1935), p. 217-251.

BEN JOR, Jorge. País tropical. Música. Composição Jorge Ben Jor. 1969.

BERDET, Marc. Fantasmagories du capital : L’invention de la ville-marchandise. Paris: La Découverte (Zones), 2013.

CODRESCU, Andrei. The Disappearance of the Outside. A Manifesto for Escape. St Paul, Minnesota: Ruminator Books, 2001 (1990).

COSTA, Lúcio. Acervo Lúcio Costa (Achados). Rio de Janeiro: Casa de Lúcio Costa, 2009.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem. Uma história do olhar no Ocidente. Petrópolis: Vozes, 1994 (1992).

HARVEY, David. Condição pós-moderna. Uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo: Loyola, 1992 (1989).

HERKENHOFF, Paulo (org.). Rio de imagens: uma paisagem em construção. Rio de Janeiro: Museu de Arte do Rio, 2013.

HOLMES, Brian. Escape the Overcode: Activist Art in the Control Society. Zagreb: What, How & For Whom, 2009.

LA BARRE, Jorge de. A Festive Surveillance: Mega-Events in Rio de Janeiro. Streetnotes, n. 25, 2016a, p. 13–28.

LA BARRE, Jorge de. Future Shock: Mega-Events in Rio de Janeiro. Leisure Studies, v. 35, n. 3, 2016b, p. 352–368.

LA BARRE, Jorge de. On the Contemporary Visual Expe¬rience. Part One: Vir(tu)al Horizon(tal). Streetnotes, n. 26, 2019a, p. 1–19.

LA BARRE, Jorge de. On the Contemporary Visual Experience. Part Two: The Vertical Gaze. Streetnotes, n. 26, 2019b, p. 132–147.

LA BARRE, Jorge de. On the Contemporary Visual Expe¬rience. Part Three: Oblique Strategies. Streetnotes, n. 26, 2019c, p. 265 280.

LA BARRE, Jorge de. Selling the View. In: Economic Globalization and Governance, editado e organizado por L. Brites Pereira et al., Cham: Springer, 2020, p. 190–195.

LIPOVETSKY, Gilles ; SERROY, Jean. A tela global: mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009 (2007).

MCLUHAN, Marshall. Understanding Media: the Exten¬sions of Man. New York: McGraw-Hill, 1964.

MITCHELL, William John Thomas. What Do Pictures Want? The Lives and Loves of Images. Chicago: The University of Chicago Press, 2005.

ORTIZ, Fábiola. Rio recebe a exposição A Terra Vista do Céu, do fotógrafo e ativista francês Yann Arthus-Bertrand. Tilt UOL. 27 abr. 2012. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/redacao/2012/04/27/a-terra-vista-do-ceu-expoe-fotos-aereas-para-sensibilizar-sobre-protecao-do-meio-ambiente.htm. Acesso: 20 mar. 2024.

RIBEIRO, Gustavo Lins. Diversidade cultural enquanto discurso global. Desigualdade & Diversidade: Revista de Ciências Sociais da PUC-Rio, Rio de Janeiro, jan.- jun. 2008, n. 2, p. 199-233.

RIBEIRO, Rafael Winter. Rio de Janeiro: paisagens entre a montanha e o mar. São Paulo: Martins Fontes Paulista, 2016.

ROLNIK, Raquel. Favelas cariocas entre a montanha e o mar são patrimônio da humanidade. Blog da Raquel Rolnik, 2 jul. 2012. Disponível em: https://raquelrolnik.wordpress.com/2012/07/02/favelas-cariocas-entre-a-montanha-e-o-mar-sao-patrimonio-da-humanidade/. Acesso: 20 mar. 2024.

ROUILLÉ, André. La photo numérique: une force néolibérale. Paris: L’Échappée, 2020.

SZERSZYNSKI, Bronislaw; URRY, John. Visuality, Mobility and the Cosmopolitan: Inhabiting the World From Afar. The British Journal of Sociology. Apr. 2006, v. 57, n. 1, p. 113-131.

URRY, John. O olhar do turista: lazer e viagens nas sociedades contemporâneas. São Paulo: Nobel/Sesc, 2001 (1990).

WEELDEN, Willem Van. Escape the Overcode: Activist Art in the Control Society (Review). Open! Platform for Art, Culture & the Public Domain, 2010. Disponível em: https://onlineopen.org/escape-the-overcode-activist-art-in-the-control-society. Acesso: 20 mar. 2024.

ZUKIN, Sharon. Landscapes of Power: From Detroit to Disneyworld. Berkeley, Los Angeles & London: University of California Press, 1991.

ZUKIN, Sharon. The Culture of Cities. Malden & Oxford: Blackwell, 1995.

ZUKIN, Sharon. Paisagens urbanas pós-modernas: mapeando cultura e poder. In: O espaço da diferença, organizado por A. Abrantes. Campinas, SP: Papirus, 2000a, p. 80-103.

ZUKIN, Sharon. Paisagens do século 21: notas sobre a mudança social e o espaço urbano. In: O espaço da diferença, organizado por A. Abrantes. Campinas, SP: Papirus, 2000b, p. 104-115.

ZUKIN, Sharon. Naked City: The Death and Life of Authentic Urban Places. Oxford & New York: Oxford University Press, 2010.

Downloads

Publicado

09-06-2024

Como Citar

De La Barre, J. (2024). O “monumento nato” do Rio de Janeiro: Imaginários visuais do Pão de Açúcar. Revista Eco-Pós, 27(1), 43–70. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28213