O “monumento nato” do Rio de Janeiro

Imaginários visuais do Pão de Açúcar

Autores/as

  • Jorge De La Barre UFF

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28213

Palabras clave:

Cultura global, Imaginários visuais, Marketing da cidade, Pão de Açúcar, Rio de Janeiro

Resumen

Este ensaio visual foca em um dos cartões postais mais famosos do mundo: o Pão de Açúcar, do Rio de Janeiro. Desde os primeiros trabalhos fotográficos sobre as paisagens naturais do Rio no final do século 19 (seguindo as primeiras representações pintadas nos séculos 17 e 18) até representações contemporâneas envolvendo megaeventos, renovação urbana e o marketing da cidade, o Pão de Açúcar percorreu um longo caminho na encenação de monumentos verticais e panorâmicos ao longo do tempo. O ensaio explora visualmente os diversos contextos – favoráveis ​​ou críticos – em que o monumento nato do Rio (assim apelidado pelo famoso arquiteto e urbanista brasileiro Lúcio Costa) possibilitou a encenação do Rio enquanto Cidade Maravilhosa, desde o advento da fotografia moderna junto com a estátua do Cristo Redentor – seu duplo visual vertical.

 

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Publicado

2024-06-09

Cómo citar

De La Barre, J. (2024). O “monumento nato” do Rio de Janeiro: Imaginários visuais do Pão de Açúcar. Revista Eco-Pós, 27(1), 43–70. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28213