BookTok
el papel de los creadores de contenido de TikTok en el estímulo a la lectura en Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28273Palabras clave:
TikTok, Influencers digitales, Mercado editorial, BookTokResumen
O BookTok emergiu como uma poderosa plataforma de recomendações literárias, redefinindo o panorama do mercado editorial, com potencial de influenciar os hábitos de leitura, especialmente entre os jovens. Inspirado em comunidades semelhantes como o BookTube e o Bookstagram, o BookTok se destaca no TikTok pela sua capacidade de engajar os usuários em vídeos curtos e lúdicos sobre livros. Este artigo parte da hipótese de que o BookTube apresenta-se como importante agente na promoção da leitura. A partir desse pressuposto, buscou-se mapear os principais tiktokers literários no país e identificar as características dessa prática de produção de conteúdo. Foram observadas as posições de leitores presentes nessas comunidades (leitor neófito informado; colecionador; lúdico; aspirante a especialista) e os gêneros dos vídeos, entre os quais resenhas, recomendações, resumos, vlogs, trends e aulas.
Descargas
Citas
ABIDIN, Crystal. Communicative Intimacies: Influencers and Perceived Interconnectedness. Journal of Gender, New Media, & Technology, College Park, v. 8, 2015, p. 1-16.
ABIDIN, Crystal. Internet Celebrity: understanding fame online. Bingley, Uk: Emerald Publishing Limited, 2018.
ABIDIN, Crystal. Mapping Internet Celebrity on TikTok: exploring attention economies and visibility labours. Cultural Science Journal, [S.l.], v. 12, n. 1, p. 77-103, 2020, p. 77-103.
ABIDIN, Crystal; KAYE, D. Bondy Valdovinos. TikTok Syllabus: teaching socio-cultural issues on tiktok. Tiktok Cultures Research Network (Tcrn), Centre for Culture and Technology (CCAT), Curtin University, nov. 2021. Disponível em: https://tiktokcultures.com/syllabus2021/. Acesso em: 23 maio 2024.
AGGARWAL, Nikita; KAYE, D. Bondy Valdovinos; ODINET, Christopher K. #Fintok and Financial Regulation. Ssrn Electronic Journal, 2022, p. 334-369.
ARAÚJO, Willian Fernandes. Norma algorítmica como técnica de governo em Plataformas Digitais: um estudo da Escola de Criadores de Conteúdo do YouTube. Fronteiras, v. 23, n. 1, 2021, p. 29-39.
BARBOSA, Juliana. BookTok se alinha com mercado editorial e influencia em venda de livros. Metrópoles. Publicado em: 25 jun. 2023. Disponível em: https://www.metropoles.com/entretenimento/literatura/booktok-mercado-editorial-livros. Acesso em: 23 abr. 2024
BOFFONE, Trevor. TikTok Cultures in the United States. London & New York: Routledge, 2022.
BURGESS, Jean; GREEN, Joshua. Youtube e a Revolução Digital. São Paulo: Aleph, 2009.
BURGESS, Jean. Platform studies. In: CUNNINGHAM, Stuart; CRAIG, David. Creator Culture: An Introduction to Global Social Media Entertainment. Nova York: New York University Press, 2021, p. 21-38.
CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. São Paulo: Imprensa Oficial/Ed. Unesp, 1998.
D’ANDRÉA, Carlos F. de Brito. Pesquisando plataformas on-line: conceitos e métodos. Salvador: Edufba, 2020.
DEPEXE, Sandra; FREITAS, Marina Judiele dos Santos. “Tá, tá movimentando”. Comunicação Mídia e Consumo, [S.L.], v. 20, n. 58, 2023, p. 265-284.
DIAZ, Luccas. 10 BookTokers que você precisa seguir no TikTok. Guia do Estudante. Publicado em: 8 mar. 2021. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/10-booktokers-que-voce-precisa-seguir-no-tiktok#google_vignette. Acesso em: 23 maio 2024.
FARIA, Ana Elisa. Como o BookTok alavanca o mercado editorial e atrai novos leitores. UOL. Publicado em: 19 mar. 2024.Disponível em: https://gamarevista.uol.com.br/semana/que-livro-mudou-a-sua-vida/booktok-alavanca-o-mercado-editorial-atrai-novos-leitores-jovem-literatura-tiktok-livros/. Acesso em: 23 abr. 2024.
FRAGOSO, Suely; RECUERO, Raquel; AMARAL, Adriana. Métodos de pesquisa para internet. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FÜHR, N. G.; RAUBER, L. H.; BARTH, M. A influência do TikTok no mercado editorial: uma análise do BookTok. Saber Humano: Revista Científica da Faculdade Antonio Meneghetti, v. 13, n. 23, 2023, p. 139–165.
GUILBERT, Thierry. As evidências do discurso neoliberal na mídia. Campinas: Editora da Unicamp, 2020.
GUIÑEZ-CABRERA, Nataly; MANSILLA-OBANDO, Katherine. Booktokers: generating and sharing book content on tiktok. Comunicar, v. 30, n. 71, 2022, p. 119-130.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Editora Aleph, 2009.
KARHAWI, Issaaf. De blogueira a influenciadora: etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Porto Alegre: Editora Sulina, 2020.
KAYE, D. Bondy Valdovinos. JazzTok: creativity, community, and improvisation on tiktok. Jazz And Culture, v. 6, n. 2, 2023, p. 92-116.
KEEN, Andrew. O culto do amador. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.
LACERDA, Vinícius. 5 influenciadores que indicam livros no TikTok para você seguir. Jornal O Tempo. Publicado em 19 abr. 2023. Disponível em: https://www.otempo.com.br/entretenimento/5-influenciadores-que-indicam-livros-no-tiktok-para-voce-seguir-1.2853437. Acesso em: 23 maio 2024.
LEGRAMANDI, Sabrina. O que é BookTok, sensação do TikTok que mudou o hábito de leitura dos brasileiros. Estadão. Publicado em : 11 maio 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/cultura/literatura/o-que-e-bookbok-sensacao-tiktok-mudou-habitos-leitura-brasileiros/. Acesso em: 23 abr. 2024.
MACHADO, Simone. BookTok: como TikTok está transformando jovens em leitores e autores em best-seller. BBC News Brasil. Disponível em: Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cek5e5mr3pdo. Acesso em: 23 abr. 2024.
MADDOX, Jessica; GILL, Fiona. Assembling “Sides” of TikTok: examining community, culture, and interface through a booktok case study. Social Media + Society, v. 9, n. 4, 2023, p. 1-12.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MARTENS, Marianne; BALLING, Gitte; HIGGASON, Kristen A. #BookTokMadeMeReadIt: young adult reading communities across an international, sociotechnical landscape. Information And Learning Sciences, v. 123, n. 11/12, 2022, p. 705-722.
MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria das mídias digitais: Linguagens, ambientes, redes. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2015.
MENEZES, Clara. Booktokers: conheça os influenciadores do TikTok que incentivam a leitura. Jornal o Povo. Publicado em 17 jul. 2021. Disponível em: https://www.opovo.com.br/vidaearte/2021/07/17/booktokers--conheca-os-influenciadores-do-tiktok-que-incentivam-a-leitura.html. Acesso em: 23 maio 2024.
OLIVEIRA, Samantha. Conheça o escritor piauiense Patrick Torres. Estadão. Publicado em 16 jan. 2024. Disponível em: https://expresso.estadao.com.br/naperifa/conheca-o-escritor-piauiense-patrick-torres/. Acesso em: 19 maio 2024.
PAZ, Eliane Hatherly. Um livro de cabeceira e uma câmera na mão: circulação e consumo literários na contemporaneidade. Alceu (Rio de Janeiro, online), v. 22, n. 47, 2022, p. 125-142.
PEROTTO, Jhonatan; PEREIRA, Vinicius Carvalho; CARBONIERI, Divanize. Fofoca literária na rede social TikTok: um estudo de caso sobre o influenciador literário digital @patzzic. Soletras, n. 46, 2023, p. 480-499.
PRESSER, Adam. Uma mensagem de agradecimento à nossa comunidade de criadores. TikTok. Publicado em 29 fev. 2024. Disponível em: https://newsroom.tiktok.com/pt-br/carta-a-criadores-adam-presser. Acesso em: 23 abr. 2024.
POELL, Thomas; NIEBORG, David; VAN DIJCK, José. Plataformização. Fronteiras - Estudos Midiáticos, v. 22, n. 1, 2020, p. 1-10.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2014.
RIBEIRO, Helena Gabrielle Souza. “Isso é tão Aesthetic!”: a estetização da imagem de moda do look do dia no instagram ao “arrumese comigo!” no tiktok. Dobra[S] – Revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda, n. 39, 2023, p. 201-225.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik; DEFILIPPO, Juliana Gervason. Cibercaminhos da crítica: prolegômenos para pensar a crítica brasileira literária em ambiente virtual. Verbo de Minas, n. 35, v. 20, 2019, p. 83-100.
SCOLARI, Carlos A.; FRATICELLI, Damián; TOMASENA, José M. “A Semio-Discursive Analysis of Spanish-Speaking Booktubers”. In: CUNNINGHAM, S.; CRAIG, D. (ed.). Creator Culture: An Introduction to Global Social Media Entertainment. Nova York: New York University Press, 2021, p. 75-95.
SGRINGNELLI, Beatriz. BookTok: quais influencers de livros seguir no TikTok? Publishnews. Publicado em 4 maio de 2023. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2023/05/04/booktok-quais-influencers-de-livros-seguir-no-tiktok. Acesso em: 23 abr. 2024.
SHIRKY, Clay. A Cultura da Participação: criatividade e generosidade no mundo conectado. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
SUNDSTRÖM, Admeire da Silva Santos; MORAES, João Batista Ernesto de. Bookshelf tour: categorização do conhecimento a partir do discurso coletivo dos booktubers. Em Questão, v. 25, n. 2, 2019, p. 13–38.
TERRA, Carolina. Do broadcast ao socialcast: apontamentos sobre a cauda longa da influência digital, os microinfluenciadores. Revista Communicare, São Paulo, v. 17, 2017, p. 80-101.
VIZCAÍNO-VERDÚ, Arantxa; ABIDIN, Crystal. TeachTok: teachers of tiktok, micro-celebrification, and fun learning communities. Teaching And Teacher Education, v. 123, 2023, p. 103978.
WANG, Wei; WU, Jiena. Research Perspectives on TikTok & Its Legacy Apps: short video platforms and local community building in china. International Journal Of Communication, v.15, n. 1, 2021. p. 1-23.
ZHANG, Zongyi. Infrastructuralization of Tik Tok: transformation, power relationships, and platformization of video entertainment in china. Media, Culture & Society, v. 43, n. 2, 2020. p. 219-236.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Issaaf Karhawi, Sarah Sofia Szabó Iossi, Carla Montuori Fernandes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.