Etnografia com leitores
Desafios e possibilidades de pesquisa sobre clubes de leitura em contexto digital
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27936Palabras clave:
Etnografia, Leitores, Práticas de leitura, Clubes de leituraResumen
Este artigo discute oportunidades e dificuldades ao se efetuar uma etnografia com leitoras na internet. As reflexões advêm de fundamentação teórico-metodológica direcionada à etnografia e às práticas de leitura, bem como de experiência empírica mediante observação em quinze reuniões online de cinco clubes integrantes do projeto Leia Mulheres. Espera-se contribuir na expansão das alternativas metodológicas para investigação de práticas de leitura contemporâneas via um olhar antropológico e comunicacional. Nesse percurso, destacam-se a abertura para as relações estabelecidas com os nativos ao longo do fazer etnográfico, os atravessamentos das plataformas na mediação da leitura e a não demarcação de dualismos entre online e offline. Assim, em uma etnografia da leitura no contexto digital, é preciso atentar e refletir sobre as possibilidades e limitações da ambiência e como isso impacta nas relações com os leitores.
Descargas
Citas
CAIAFA, Janice. Sobre a etnografia e sua relevância para o campo da comunicação. Questões Transversais, v. 7, n. 14, 2010.
CAMPANELLA, Bruno; BARROS, Carla. Introdução. In: CAMPANELLA, Bruno; BARROS, Carla (orgs.). Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios metodológicos. Rio de Janeiro: E-papers, p. 5-10, 2016.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.
CHARTIER, Roger. A ordem dos livros: leitores, autores e bibliotecas na Europa entre os séculos XIV e XVIII. Brasília: UnB, 1998.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da Leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Instituto Pró-Livro, 2020.
GEERTZ, Cliford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
HINE, Christine. Estratégias para etnografia da internet em estudos de mídia. In: CAMPANELLA,
Bruno; BARROS, Carla (orgs.). Etnografia e consumo midiático: novas tendências e desafios
metodológicos. Rio de Janeiro: E-papers, 2016, p. 11-27.
HOOKS, bell. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2020.
LEITÃO, Débora. K.; GOMES, Laura Graziela. Etnografia em ambientes digitais: perambulações, acompanhamentos e imersões. Antropolítica - Revista Contemporânea de Antropologia, v. 1, n. 42, p. 41-65, 2018.
MALINI, Fabio. A plataformização da leitura e redes sociais: impactos no consumo de livros. In: FAILLA, Zoara. (org.). Retratos da leitura no Brasil 5. Rio de Janeiro: Sextante, 2021, p. 134-143.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: 3 introduções. Matrizes, v. 12, n. 1, p. 9-31, 2018.
MILLER, Daniel. Como conduzir uma etnografia durante o isolamento social, Blog do Sociofilo, [S. l.], 23 mai. 2020. Disponível em: https://blogdolabemus.com/2020/05/23/notas-sobre-a-pandemia-como-conduzir-uma-etnografia-durante-o-isolamento-social-por-daniel-miller. Acesso em: 01 fev. 2022.
ROSEN, Matthew. Ethnographies of reading: beyond literacy and books. Anthropological Quarterly, v. 88, n. 4, 2015, p. 1059-1083.
ROSSI, Jean Silveira. Investigando a leitura no Brasil: um mapeamento de pesquisas com leitores na
Comunicação (2015-2020) e de estudos sobre clubes de leitura (1990-2020). In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021, virtual. Anais [...]. Recife: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2021.
_______. “Antes era só ler, hoje em dia é ler e comentar”: leituras compartilhadas pela internet nos clubes Leia Mulheres. Dissertação (mestrado em Comunicação) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, p. 209. 2022.
SEDO, DeNel Rehberg. Reading Communities from Salons to Cyberspace. Nova York: Palgrave Macmillan, 2011.
TRAVANCAS, Isabel. A Etnografia no campo da comunicação de massa. Humanidades, Fortaleza, v. 26, n. 1, p. 125-142, jan./jun. 2011.
WEBER, Florence. A entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou: por que censurar seu diário de campo?. Horizontes Antropológicos, ano 15, n. 32, p. 157-170, jul./dez. 2009.
YUNES, Eliana. Um ensaio para pensar a leitura. Verbo de Minas, v. 14, n. 23, p. 5-18, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Liliane Dutra Brignol, Jean Silveira Rossi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.