Um olhar etnográfico sobre um novo lugar/espaço de recepção da telenovela brasileira no transporte público na cidade de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.12126Resumen
Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma investigação sobre o processo de recepção da telenovela brasileira exibida por uma nova categoria de mídia digital móvel -- a out of home -- no transporte público por ônibus da cidade de São Paulo. Neste trabalho, buscou-se identificar os tipos de experiências comunicativa, cultural, estética e social que emergem nesse novo lugar de assistência da teledramaturgia brasileira. Por meio da observação etnográfica, procurou-se conhecer como se dá a relação entre essa mídia digital móvel e suas audiências; salientando que essa nova forma de produção da telenovela (de fato, pós-produção) é exibida de forma condensada, sem áudio e com legenda. Entre outros resultados da pesquisa, verificamos que, nesse novo lugar de recepção, a telenovela é utilizada como “recurso comunicativo”, pois inúmeros passageiros do transporte coletivo compartilham e interagem sobre variados temas que fazem parte do contexto social e que estão inseridos nas novelas, acionando assim dispositivos de comunicação e de reflexão.
Descargas
Citas
CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
CAIAFA, Janice. Jornadas urbanas: exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2002.
DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco,1986.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. Editora, 2002.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
JENKINS, Henry. A convergência midiática na visão de Henry Jenkins. Entrevista ao Jornal O Globo, 31. Mai. 2010. Disponível em: http://gpc.andrelemos.info/blog/2009/07/26/a-convergencia-midiatica-na-visao-de-henry-jenkins/. Acesso em: 15. set. 2017.
LOPES, Maria Immacolata V.. A telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes. V, Ano 3: 2009a.
LOPES, Maria Immacolata V.. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2009b.
LOPES, Maria Immacolata V.. Explorações metodológicas num estudo de recepção de telenovela. Texto apresentado no I Colóquio Brasil-Dinamarca de Ciências da Comunicação. XIX Congresso INTERCOM, Londrina, 1996.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2002, vol.17, n.49, pp.11-29.
MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e experiência -- Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 15, nº 32, p.129-156, jul./dez.2009.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997 [2003].
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Cidade Virtual: novos cenários da comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, (11), jan/abr.1998.
MARTÍN-BARBERO, Jesús e REY, Germán. Os Exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora Senac, 2004.
MOTTER, Maria de Lourdes. Ficção e Realidade: A Construção do Cotidiano na Telenovela, São Paulo: Alexa Cultural, 2003.
SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones: elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.