Um olhar etnográfico sobre um novo lugar/espaço de recepção da telenovela brasileira no transporte público na cidade de São Paulo

Authors

  • Neide Maria de Arruda Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM.
  • Francisco Leite ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.12126

Abstract

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma investigação sobre o processo de recepção da telenovela brasileira exibida por uma nova categoria de mídia digital móvel -- a out of home -- no transporte público por ônibus da cidade de São Paulo. Neste trabalho, buscou-se identificar os tipos de experiências comunicativa, cultural, estética e social que emergem nesse novo lugar de assistência da teledramaturgia brasileira. Por meio da observação etnográfica, procurou-se conhecer como se dá a relação entre essa mídia digital móvel e suas audiências; salientando que essa nova forma de produção da telenovela (de fato, pós-produção) é exibida de forma condensada, sem áudio e com legenda. Entre outros resultados da pesquisa, verificamos que, nesse novo lugar de recepção, a telenovela é utilizada como “recurso comunicativo”, pois inúmeros passageiros do transporte coletivo compartilham e interagem sobre variados temas que fazem parte do contexto social e que estão inseridos nas novelas, acionando assim dispositivos de comunicação e de reflexão.  

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Neide Maria de Arruda, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM.

Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces na teleficção, da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. É professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação -- FAPCOM. E-mail: neide.arruda@fapcom.edu.br

Francisco Leite, ECA/USP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), Brasil, com estágio doutoral na Università degli Studi di Trento e Università di Bologna (Itália). Pesquisador Associado do C4 - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Autor de Publicidade contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação (Appris, 2014). E-mail: fcoleite@usp.br.

References

CAIAFA, Janice. Aventura das cidades: ensaios e etnografias. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.

CAIAFA, Janice. Jornadas urbanas: exclusão, trabalho e subjetividade nas viagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FGV, 2002.

DAMATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco,1986.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A. Editora, 2002.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, Henry. A convergência midiática na visão de Henry Jenkins. Entrevista ao Jornal O Globo, 31. Mai. 2010. Disponível em: http://gpc.andrelemos.info/blog/2009/07/26/a-convergencia-midiatica-na-visao-de-henry-jenkins/. Acesso em: 15. set. 2017.

LOPES, Maria Immacolata V.. A telenovela como recurso comunicativo. MATRIZes. V, Ano 3: 2009a.

LOPES, Maria Immacolata V.. Pesquisa em comunicação. São Paulo: Edições Loyola, 2009b.

LOPES, Maria Immacolata V.. Explorações metodológicas num estudo de recepção de telenovela. Texto apresentado no I Colóquio Brasil-Dinamarca de Ciências da Comunicação. XIX Congresso INTERCOM, Londrina, 1996.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Rev. bras. Ci. Soc. [online]. 2002, vol.17, n.49, pp.11-29.

MAGNANI, José Guilherme Cantor. Etnografia como prática e experiência -- Horizontes Antropológicos. Porto Alegre, ano 15, nº 32, p.129-156, jul./dez.2009.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Rio de Janeiro, Editora UFRJ, 1997 [2003].

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Cidade Virtual: novos cenários da comunicação. Comunicação & Educação, São Paulo, (11), jan/abr.1998.

MARTÍN-BARBERO, Jesús e REY, Germán. Os Exercícios do ver: hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora Senac, 2004.

MOTTER, Maria de Lourdes. Ficção e Realidade: A Construção do Cotidiano na Telenovela, São Paulo: Alexa Cultural, 2003.

SCOLARI, Carlos. Hipermediaciones: elementos para una teoría de la comunicación digital interactiva. Barcelona: Gedisa, 2008.

Published

2017-12-18

How to Cite

Arruda, N. M. de, & Leite, F. (2017). Um olhar etnográfico sobre um novo lugar/espaço de recepção da telenovela brasileira no transporte público na cidade de São Paulo. Revista Eco-Pós, 20(3), 150–172. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.12126