Um olhar etnográfico sobre um novo lugar/espaço de recepção da telenovela brasileira no transporte público na cidade de São Paulo

Autores

  • Neide Maria de Arruda Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM.
  • Francisco Leite ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.12126

Resumo

Este trabalho apresenta um recorte dos resultados de uma investigação sobre o processo de recepção da telenovela brasileira exibida por uma nova categoria de mídia digital móvel -- a out of home -- no transporte público por ônibus da cidade de São Paulo. Neste trabalho, buscou-se identificar os tipos de experiências comunicativa, cultural, estética e social que emergem nesse novo lugar de assistência da teledramaturgia brasileira. Por meio da observação etnográfica, procurou-se conhecer como se dá a relação entre essa mídia digital móvel e suas audiências; salientando que essa nova forma de produção da telenovela (de fato, pós-produção) é exibida de forma condensada, sem áudio e com legenda. Entre outros resultados da pesquisa, verificamos que, nesse novo lugar de recepção, a telenovela é utilizada como “recurso comunicativo”, pois inúmeros passageiros do transporte coletivo compartilham e interagem sobre variados temas que fazem parte do contexto social e que estão inseridos nas novelas, acionando assim dispositivos de comunicação e de reflexão.  

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Biografia do Autor

Neide Maria de Arruda, Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação - FAPCOM.

Mestre em Ciência da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Comunicação, Educação e Consumo: as interfaces na teleficção, da Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM. É professora da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação -- FAPCOM. E-mail: neide.arruda@fapcom.edu.br

Francisco Leite, ECA/USP

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (ECA/USP), Brasil, com estágio doutoral na Università degli Studi di Trento e Università di Bologna (Itália). Pesquisador Associado do C4 - Centro de Comunicação e Ciências Cognitivas da Escola de Comunicações e Artes da USP. Autor de Publicidade contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação (Appris, 2014). E-mail: fcoleite@usp.br.

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Publicado

18-12-2017

Como Citar

Arruda, N. M. de, & Leite, F. (2017). Um olhar etnográfico sobre um novo lugar/espaço de recepção da telenovela brasileira no transporte público na cidade de São Paulo. Revista Eco-Pós, 20(3), 150–172. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.12126