Dissimulações do passado como presente: apelos de sobrevivência da fotografia

Autores/as

  • Michel de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Paulo Cesar Boni Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10620

Resumen

Este breve estudo analisa algumas implicações do processo de digitalização de fotografias analógicas e sua circulação na internet. A ideia inicial era a de que, ao serem apropriados em outro contexto, esses registros passavam por um processo de presentificação, desvalorizando o passado da fotografia. No entanto, a partir de um segundo olhar, foi possível perceber que a fotografia é manipulada e atualizada como forma de garantir sua perpetuação. Esse anseio de sobrevivência faz o passado ser dissimulado como presente e, em vez de presentificação, estabelece uma cultura do passado-presente (Huyssen, 2012), caracterizada pela desvalorização do presente que, no âmbito da sociedade do consumo e da mediação técnica, desencadeia no imediatismo: o presente sem presença.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Michel de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação e especialista em Fotografia: Práxis e Discurso pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Paulo Cesar Boni, Universidade Estadual de Londrina

Doutor e pós-doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde lidera o grupo de pesquisa Comunicação e História.

Citas

Referências

AUGÉ, Marc. Para onde foi o futuro? Campinas: Papirus, 2012.

BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia. São Paulo: Hacker Editores, 2005.

BARROS, Ana Tais Martins Portanova. A permeabilidade da fotografia ao imaginário. In: Revista Fronteiras -- estudos midiáticos. São Leopoldo, v. 11, n. 3, p. 185-191, 2009. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/5054. Acesso em: 29 maio 2017.

BARTHES, Roland. A câmara clara: notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

COMTE-SPONVILLE, André. O ser-tempo: algumas reflexões sobre o tempo da consciência. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

CRARY, Jonathan. 24/7: capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

______. Técnicas do observador: visão e modernidade no século XIX. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

FLUSSER, Vilém. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

GUMBRECHT, Hans Ulrich. Nosso amplo presente: o tempo e a cultura contemporânea. São Paulo: Editora Unesp, 2015.

HARTOG, François. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

HUYSSEN, Andreas. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. Rio de Jeneiro: Contraponto, 2014.

KEEN, Andrew. O culto do amador: como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

KOSSOY, Boris. Fotografia & História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

LISSOVSKY, Maurício. Os fotógrafos do futuro e o futuro da fotografia. In: MONTAÑO, Sonia; FISCHER, Gustavo; KILPP, Suzana (Orgs.). Impacto das novas mídias no estatuto da imagem. Porto Alegre: Sulina, 2012, p. 13-28.

MILLER, Daniel. Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre a cultura material. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

OLIVEIRA, Michel de; BONI, Paulo César. Dos álbuns às redes virtuais: a midiatização da fotografia de família. In: Tríade: comunicação, cultura e mídia. Sorocaba, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php?journal=triade&page=article&op=view&path%5B%5D=2255&path%5B%5D=1944. Acesso em: 29 maio 2017.

SANTAELLA, Lúcia; NÖTH, Winfried. Imagem: cognição, semiótica e mídia. São Paulo: Iluminuras, 2008.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

SOULAGES, François. Estética da fotografia: perda e permanência. São Paulo: Editora Senac, 2010.

VIRILIO, Paul. Estética da desaparição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.

______. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

Publicado

2017-09-14

Cómo citar

Oliveira, M. de, & Boni, P. C. (2017). Dissimulações do passado como presente: apelos de sobrevivência da fotografia. Revista Eco-Pós, 20(2), 161–180. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i2.10620