Don't try to stop the images
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27821Keywords:
Fotografia, Coletivo fotográfico contemporâneo, Apropriação, Pio FigueiroaAbstract
We selected two moments in the trajectory of the photographer Pio Figueiroa to discuss an action that takes place in the fluid space of the borders of photography: his performance in the photographic collective Cia de Foto and the work “O pior é infinito” (The worst is infinite), under development. The transit between languages, the use of appropriation and the formation of collectives are practices that question, politically, the place of the photographer/author and the limits of photography in contemporary production. The artist's own speeches and the writings of Jacques Rancière – and other authors – are used in the discussion about who speaks, about the modes of production and circulation of images in the analyzed practices.
Downloads
References
ANJOS, M. Apontamentos sobre a política da arte. In: Política da Arte. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Diretoria de Memória, Educação Cultura e Arte – Meca, Coordenação de Artes Visuais, 2014.
BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
CIA DE FOTO. Processo de criação. In: Olhavê. Disponível em: <http://www.olhave.com.br/blog/?p=3689>. Acesso em: 10 fev. 2011
COSTA, H; SILVA, R. A fotografia moderna no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2004
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol 1. São Paulo: Ed. 34, 1995.
FIGUEIROA, P. “Não outra cidade, outro mundo” - Valparaíso: paisagem histórica viva em fotografias. In Ícone. V. 15 n.2. Recife: PPGCOM/UFPE, 2014.
______. Entrevista concedida ao autor por e-mail em fevereiro de 2021.
FORD, K. A antifotografia na Cia de Foto destruição, remixagem & redefinição de autoria como processos de criação. Dissertação de mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais, Recife, 2015
GUIMARÃES ROSA, J. Terceira margem do rio. In: Primeiras Estórias. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
PAIM, C. Táticas de artistas na América Latina: coletivos, iniciativas coletivas e espaços autogestionados. Porto Alegre: Panorama Crítico Ed., 2012.
POIVERT, M. Notas sobre a imagem encenada, paradigma reprovado da história da fotografia?. In: Porto Arte. Porto Alegre: PPGAV/UFRGS, v. 21, n. 35, maio 2016
QUEIROGA, E. Coletivos Fotográficos Contemporâneos. Curitiba: Editora Appris, 2015.
RANCIÈRE, J. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Ed. 34, 1996.
______. A partilha do sensível: estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Editora 34, 2009.
______. O expectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012.
SOLOMON-GODEAU, A. Photography at the dock. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2003.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Eduardo Queiroga
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.