Reconfigurar as imagens e filmar o inimigo:
aspectos das emoções no documentário Excelentíssimos
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27888Palavras-chave:
Golpe institucional, Comoção Pública, Cinema Brasileiro, Documentário, Imagens MidiáticasResumo
Este artigo pretende compreender como o documentário Excelentíssimos (Douglas Duarte, 2018) reflete a construção midiática da comoção social em apoio ao impeachment de Dilma Rousseff, considerando as ressonâncias para a ascensão de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018. A construção metodológica é constituída pela análise fílmica, sendo selecionadas sequências do longa-metragem a fim de destacar a inter-relação de suas imagens sob dois aspectos preponderantes e correspondentes entre si. O primeiro é desenvolvido a partir da análise das emoções em cena e as reconfigurações das imagens do inimigo, com base nas discussões de Comolli (2008) e Didi-Huberman (2018), enquanto o segundo, também a partir de Comolli, enfatiza elementos que apresentam a encenação performática e as emoções evocadas para a concretização de um golpe com semblante institucional.
Downloads
Referências
AB’SÁBER, Tales. Dilma Rousseff e o ódio político. São Paulo: Hedra, 2005.
COMOLLI, Jean-Loius. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DATAFOLHA. Preso, Lula mantém liderança em disputa pela presidência. Data Folha Instituto de Pesquisas, 2018. Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2018/04/1965039-preso-lula-mantem-lideranca-em-disputa-pela-presidencia.shtml Acesso em: 27 mai. 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Povo em lágrimas, povo em armas. São Paulo: N-1 Edições, 2021.
______. Remontagens do tempo sofrido: o olho da história, II. São Paulo: Editora 34, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
LAGO, Miguel. Como explicar a resiliência de Bolsonaro? In: Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise. STARLING, Heloisa; LAGO, Miguel; BIGNOTTO, Newton (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
NINEY, François. El documental y sus falsas apariencias. Cidade do México: Universidade Nacional Autônoma do México, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Márcio Zanetti Negrini, Guilherme Fumeo Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.