Reconfigurar as imagens e filmar o inimigo:
aspectos das emoções no documentário Excelentíssimos
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27888Keywords:
Golpe institucional, Comoção Pública, Cinema Brasileiro, Documentário, Imagens MidiáticasAbstract
Este artigo pretende compreender como o documentário Excelentíssimos (Douglas Duarte, 2018) reflete a construção midiática da comoção social em apoio ao impeachment de Dilma Rousseff, considerando as ressonâncias para a ascensão de Jair Bolsonaro na eleição presidencial de 2018. A construção metodológica é constituída pela análise fílmica, sendo selecionadas sequências do longa-metragem a fim de destacar a inter-relação de suas imagens sob dois aspectos preponderantes e correspondentes entre si. O primeiro é desenvolvido a partir da análise das emoções em cena e as reconfigurações das imagens do inimigo, com base nas discussões de Comolli (2008) e Didi-Huberman (2018), enquanto o segundo, também a partir de Comolli, enfatiza elementos que apresentam a encenação performática e as emoções evocadas para a concretização de um golpe com semblante institucional.
Downloads
References
AB’SÁBER, Tales. Dilma Rousseff e o ódio político. São Paulo: Hedra, 2005.
COMOLLI, Jean-Loius. Ver e poder – a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DATAFOLHA. Preso, Lula mantém liderança em disputa pela presidência. Data Folha Instituto de Pesquisas, 2018. Disponível em: http://datafolha.folha.uol.com.br/eleicoes/2018/04/1965039-preso-lula-mantem-lideranca-em-disputa-pela-presidencia.shtml Acesso em: 27 mai. 2022.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Povo em lágrimas, povo em armas. São Paulo: N-1 Edições, 2021.
______. Remontagens do tempo sofrido: o olho da história, II. São Paulo: Editora 34, Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.
LAGO, Miguel. Como explicar a resiliência de Bolsonaro? In: Linguagem da destruição: a democracia brasileira em crise. STARLING, Heloisa; LAGO, Miguel; BIGNOTTO, Newton (Org.). São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
NINEY, François. El documental y sus falsas apariencias. Cidade do México: Universidade Nacional Autônoma do México, 2015.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Márcio Zanetti Negrini, Guilherme Fumeo Almeida
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.