Conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados e as reelaborações no setor

Autores

  • Cecília Krohling Peruzzo Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.947

Resumo

Estudo sobre aspectos teóricos da comunicação popular, alternativa e comunitária enfatizando as reelaborações processadas na atualidade. O objetivo é resgatar seus conceitos no contexto dos movimentos sociais e comunidades observando suas congruências e distinções.Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem histórico-dialética. Conclui-se que novas práticas atualizam as formas de comunicação dos segmentos subalternos da sociedade. Enquanto a vertente comunitária se sobressai, o jornalismo alternativo assume diversas feições possibilitadas pelas novas tecnologias da informação e comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Krohling Peruzzo, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Ex-professora da Universidade Federal do Espírito Santo e da Fundação Educacional de Vitória/Faesa (Espírito Santo). Sócia-fundadora do Nexo -Núcleo de Estudos e Pesquisa em Comunicação/UFES. Ex-presidente da Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (1999-2002). Ex-vice-presidente da LUSOCOM - Federação Lusófona de Ciências da Comunicação (2001-2003. Coordenadora do GT Comunicación Popular, Comunitaria y Ciudadana da ALAIC -- Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación. Coordenadora o Núcleo de Estudos de Comunicação Comunitária e Local (COMUNI).

Downloads

Publicado

18-11-2009

Como Citar

Peruzzo, C. K. (2009). Conceitos de comunicação popular, alternativa e comunitária revisitados e as reelaborações no setor. Revista Eco-Pós, 12(2). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i2.947