O Universo das Imagens Técnicas e a Xilogravura a partir da perspectiva de Vilém Flusser: da Imagem Tradicional à Zerodimensionalidade
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i1.3350Resumo
Este artigo aborda aspectos pontuais da escalada de abstração das mídias apresentada na obra de Vilém Flusser a partir da imagem técnica, conceito que engloba os diferentes tipos de imagens que são marcas de culturas midiatizadas. Para isso, traçamos uma linha evolutiva da xilogravura como imagem técnica dentro do contexto midiático brasileiro, analisando sua produção imagética desde a concepção artesanal, passando pela perda dos suportes tradicionais, até a imersão de suas imagens em meios eletrônicos e digitais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.