A telenovela brasileira

enquadramentos possíveis para o futuro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28185

Palavras-chave:

Televisão brasileira, Telenovela, Plataformas digitais, Espectatorialidade

Resumo

Nesta resenha, visitamos o livro A telenovela e o futuro da televisão brasileira (2023) em que a cineasta, escritora, diretora e produtora cinematográfica estadunidense, radicada no Brasil, Rosane Svartman aborda como a televisão brasileira e, em especial, a telenovela se transformam, resistem, negociam, sobrevivem e aderem à chegada das plataformas digitais de vídeo sob demanda e às mudanças que esse novo contexto de consumo impele aos espectadores.

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Biografia do Autor

Claudinei Lopes Junior, Universidade de São Paulo / Mestre

Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2023). Mestre em Média e Sociedade (2019) pelo Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e graduado em Comunicação Organizacional (2020) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Participou da mobilidade acadêmica a fim de obter dupla diplomação numa instituição de ensino superior de Portugal (2018/2019).

Referências

CARRASCO, Walcyr. Autores, mitos e emoções. In: SVARTMAN, Rosane. A telenovela e o futuro da televisão brasileira. São Paulo: Cobogó, Boitempo, 2023, p. 5-6.

SVARTMAN, Rosane. A telenovela e o futuro da televisão brasileira. São Paulo: Cobogó, Boitempo, 2023.

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Publicado

09-06-2024

Como Citar

Lopes Junior, C. (2024). A telenovela brasileira: enquadramentos possíveis para o futuro. Revista Eco-Pós, 27(1), 509–519. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i1.28185