Áudio imersivo em narrativas jornalísticas de Realidade Virtual, Aumentada e Estendida

Autores

  • Fernando Firmino da Silva Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27848

Palavras-chave:

Áudio imersivo, Jornalismo Imersivo, Narrativas, Realidade Virtual, Audio binaural

Resumo

A última década consolidou o conceito de jornalismo imersivo com as narrativas em Realidade Virtual, Aumentada, Estendida e em 360 Graus, que tiveram seu ápice com a popularização dos óculos de RV e as produções nas organizações jornalísticas como Globo, Folha de S. Paulo, Vice, The Guardian, The New York Times, El País. A análise dessas produções tem se concentrado no aspecto imagético e esférico das narrativas como característica proeminente. Entretanto, o áudio imersivo é um elemento central na percepção do storytelling do jornalismo imersivo e pretendemos explorar essa dimensão no artigo. A metodologia inclui discussão teórico-conceitual e pesquisa exploratória de narrativas em áudio imersivo em casos ilustrativos. Os resultados indicam a incipiência do uso do recurso nas produções e a escassez de abordagem na literatura nos 12 anos de pesquisa sobre jornalismo imersivo.

 

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Biografia do Autor

Fernando Firmino da Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual da Paraíba. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Mobilidade - (MOBJOR/UEPB/CNPq).

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Publicado

21-06-2022

Como Citar

Silva, F. F. da. (2022). Áudio imersivo em narrativas jornalísticas de Realidade Virtual, Aumentada e Estendida. Revista Eco-Pós, 25(1), 180–197. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27848