O capricho do banal - Parte 1
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i3.2768Resumo
O que me fascina nas fotos de Chico Lacerda é como elas dão a ver seu permanente encanto pela vida, pelo real e pelas coisas concretas ao mesmo tempo em que capturam momentos que teimam em fugir à ideia comum do que é natural, normal ou verossímil. O que se plasma a partir daí é não a beleza forçadamente poética de fotografias que se querem artísticas, mas algo muito mais raro, que eu poderia chamar de elegância. O real, assim - independentemente de se tratar de pessoas, paisagens naturais ou edificações - ganha ares deliciosamente caprichosos e, quer com a limpidez do digital, quer com o uso de filmes analógicos, a textura e as cores de um sonho paradoxalmente palpável, ao alcance das mãos. Chico Lacerda fez filmes com a Sunab Filmes (sunabfilmes.wordpress.com) e agora faz com o coletivo Surto & Deslumbramento (deslumbramento.com). É também fotógrafo e doutor em Comunicação pela UFPE, com a tese "Cinema gay brasileiro: políticas de representação e além". Mais fotos de sua autoria em https://www.flickr.com/photos/chicolacerda/Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.