A comunicação como aventura solipsística: sobre a “nova teoria” de Ciro Marcondes Filho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27433

Resumo

Ciro Marcondes Filho gabaritou-se para propor uma “nova teoria” e, assim, tentar refundar os estudos de comunicação com trajetória de significativas contribuições à análise dos fenômenos de mídia. O presente estudo relata e examina em atitude ao mesmo tempo sistemática e crítica sua iniciativa. A conclusão é a de que, em vez de oferecer à teoria da comunicação um arcabouço conceitual para melhor esclarecer e, talvez, ajudar a desenvolver a pesquisa, seu empreendimento filosófico se esgota na pregação de uma doutrina de forte acento solipsístico.

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Biografia do Autor

Francisco Rüdiger, Pontifícia Universidade Católica e Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em ciências sociais pela Universidade de São Paulo, mestre em filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisa Científica. Publicou recentemente "Síntese de história da publicística - estágios reflexivos da ciência da comunicação pública alemã"  (2019) e "Origens do pensamento acadêmico em jornalismo - Alemanha, União Soviética e Japão" (2017).

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Publicado

24-12-2020

Como Citar

Rüdiger, F. (2020). A comunicação como aventura solipsística: sobre a “nova teoria” de Ciro Marcondes Filho. Revista Eco-Pós, 23(3), 253–277. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v23i3.27433