Do fait divers ao biografema

Autores

  • Luis Felipe Silveira Abreu Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • André Corrêa da Silva de Araujo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alexandre Rocha da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.2399

Resumo

Esse artigo propõe uma teoria sobre a escrita biográfica tendo por base o trabalho de Roland Barthes. Partindo de uma revisão da obra do semiólogo francês, identificamos um percurso crítico que articula os conceitos de fait divers, efeito de real, punctum e biografema na tentativa de resolver o problema da escrita realista e da apreensão do sujeito pelo Texto. Através do artifício da escritura, torna-se possível realizar uma dobra no problema “De que forma é possível escrever uma vida?”. Com Barthes, a questão torna-se “Que vida é possível ver por meio do Texto?”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Felipe Silveira Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), integra atualmente o Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

André Corrêa da Silva de Araujo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Bolsista CNPq de Mestrado no PPGCOM - UFRGS. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela FABICO-UFRGS, integra atualmente o Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

Alexandre Rocha da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutor pela Universidade de Paris III/ Sorbonne Nouvelle. Doutor em Ciências da Comunicação e Mestre em Semiótica. Pesquisador do CNPq e professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Coordena o Diretório CNPq Semiótica e Culturas da Comunicação (GPESC).

Referências

ALMEIDA, Laura Paste de. Sobre contar uma vida: imagens e fragmentos de histórias de subjetivações em estado de pause na contemporaneidade. 2011. 132 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Institucional) -- Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011. Disponível em: <http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_5265_Dissertacao%20Laura.pdf>. Acesso em 8 jul. 2015.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

________________. Crítica e verdade. São Paulo: Perspectiva. 2007.

________________. Introdução à análise estrutural da narrativa. In: BARTHES, Roland et al (Org.). Análise estrutural da narrativa. Petrópolis: Vozes, 1976. p. 19-61.

________________. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2010.

________________. O rumor da língua. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

________________. Roland Barthes por Roland Barthes. São Paulo: Estação Liberdade, 2003.

________________. S/Z. Oxford: Blackwell Publishing, 2002.

________________. Sade, Fourier, Loyola. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

COSTA, Luciano Bedin da. 2010. 180 f. Biografema como estratégia biográfica: escrevendo uma vida com Nietzsche, Deleuze, Barthes e Henry Miller. Tese (Doutorado em Educação) -- Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

Disponível em: < http://hdl.handle.net/10183/27673>. Acesso em 9 jul. 2015.

DION, Sylvie. O fait divers como gênero narrativo. Revista Letras (UFSM), v. 34, p. 123-131, 2007.

FEIL, Gabriel Sausen. O simulacro e o biografema - de A a Z. In: CORAZZA, Sandra Mara (Org.) Fantasias de escritura: filosofia, educação, literatura. Porto Alegre: Sulina, 2010. p. 79-91.

FLAUBERT, Gustave. Três contos. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

FOUCAULT, Michel. Os assassinatos que se conta. In. FOUCAULT, Michel (Org.). Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão... Um caso de parricídio do século XIX apresentado por Michel Foucault. Rio de Janeiro: Graal, 1977. p. 211-221.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Lição de casa. In: BARTHES, Roland. Aula: aula inaugural da cadeira de semiologia literária do colégio de França. São Paulo: Cultrix, 1998. p. 49-89.

______________________. Roland Barthes. São Paulo: Brasiliense. 1983.

RANCIÈRE, Jacques. O efeito de realidade e a política da ficção. Novos estudos - CEBRAP, São Paulo , n. 86, mar. 2010 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-33002010000100004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 10 jul. 2015.

Downloads

Publicado

18-12-2017

Como Citar

Abreu, L. F. S., Araujo, A. C. da S. de, & Silva, A. R. da. (2017). Do fait divers ao biografema. Revista Eco-Pós, 20(3), 292–308. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v20i3.2399

Edição

Seção

Perspectivas