Philosophy of composition (1846) e Psychology of Composition (1944): do ensaio literário poeano ao ensaio fílmico eisensteiniano
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1931Resumo
O objetivo deste artigo é refletir sobre as considerações estéticas de Poe e de Eisenstein, assim como evidenciar aspectos importantes do pensamento de Poe discutidos por Eisenstein, que demonstram o impacto das ideias do poeta norte-americano no cinema de Eisenstein.Downloads
Referências
ANDREW, James Dudley. As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução. Tradução Teresa Ottoni. Rio
de Janeiro: Zahar, 2002.
AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Dicionário teórico e crítico de cinema.
Campinas: Papirus, 2009.
BORDWELL, David. Poetics of cinema. New York: Routledge, 2008.
COSTA, Luiz Cláudio da. No Paiz das Amazonas: a glória da imagem realizada. Estudos de cinema: Socine II
e III. São Paulo: Annablume, 2000. Disponível em: http://www.socine.org.br/livro/II&III_Estudos_Socine.
pdf. Acesso em: 7 abr. 2016.
EISENSTEIN, Sergei. The Psychology of Composition, Edited and translated by Alan Y Upchurch, 1986 and
Seagull Books Calcutta,1987.
POE, Edgar Allan. Ficção Completa, Poesia e Ensaios. José Aguilar, 1965.
GERBASE, Carlos. O que o cinema aprendeu com Edgar Allan Poe. (E o que a literatura ainda aprende
com o cinema). Letras de Hoje. V. 44, Porto Alegre, 2009. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.
br/teo/ojs/index.php/fale/article/view/6024>. Acesso em 05/06/2014.
GIUNTINI, Mauro. A narrativa cinematográfica de Alejandro González Iñárritu. Tese
(Doutorado em Comunicação) UnB/Brasília, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/
bitstream/10482/18174/1/2015_MauroGiuntiniViana.pdf. Acesso em: 1 fev. 2016.
LAMPOLSKI, Mikhail. The Memory of Tiresias: Intertextuality and Film. Translator Harsha Ram. University
of California Press, Berkeley, Los Angeles, London, 1998.
VIANA, Nildo. Capitalismo e cinema. ALCEU.n. 27, 2013. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.
br/media/5alceu27.pdf. Acesso em: 7 abr. 2016.
ROBERTSON, Robert. Eisenstein on the Audiovisual: The Montage of Music, Image and Sound in Cinema.
London, New York: Tauris Academic Studies/I.B. Tauris Publishers, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.