Philosophy of composition (1846) e Psychology of Composition (1944): do ensaio literário poeano ao ensaio fílmico eisensteiniano

Autores

  • Helciclever Barros da Silva Vitoriano Inep
  • André Luís Gomes UnB

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1931

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre as considerações estéticas de Poe e de Eisenstein, assim como evidenciar aspectos importantes do pensamento de Poe discutidos por Eisenstein, que demonstram o impacto das ideias do poeta norte-americano no cinema de Eisenstein.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helciclever Barros da Silva Vitoriano, Inep

Doutorando em Literatura pela UnB. Pesquisador do Inep.

André Luís Gomes, UnB

Professor do Departamento de Teoria Literária e Literatura (TEL) e do Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade de Brasília. Bolsista CAPES - CAPES Foundation, Ministry of Education of Brazil -- BEX 4160/13-4.

Referências

ANDREW, James Dudley. As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução. Tradução Teresa Ottoni. Rio

de Janeiro: Zahar, 2002.

AUMONT, Jacques; MARIE, Michel. Tradução Eloisa Araújo Ribeiro. Dicionário teórico e crítico de cinema.

Campinas: Papirus, 2009.

BORDWELL, David. Poetics of cinema. New York: Routledge, 2008.

COSTA, Luiz Cláudio da. No Paiz das Amazonas: a glória da imagem realizada. Estudos de cinema: Socine II

e III. São Paulo: Annablume, 2000. Disponível em: http://www.socine.org.br/livro/II&III_Estudos_Socine.

pdf. Acesso em: 7 abr. 2016.

EISENSTEIN, Sergei. The Psychology of Composition, Edited and translated by Alan Y Upchurch, 1986 and

Seagull Books Calcutta,1987.

POE, Edgar Allan. Ficção Completa, Poesia e Ensaios. José Aguilar, 1965.

GERBASE, Carlos. O que o cinema aprendeu com Edgar Allan Poe. (E o que a literatura ainda aprende

com o cinema). Letras de Hoje. V. 44, Porto Alegre, 2009. Disponível em <http://revistaseletronicas.pucrs.

br/teo/ojs/index.php/fale/article/view/6024>. Acesso em 05/06/2014.

GIUNTINI, Mauro. A narrativa cinematográfica de Alejandro González Iñárritu. Tese

(Doutorado em Comunicação) UnB/Brasília, 2015. Disponível em: http://repositorio.unb.br/

bitstream/10482/18174/1/2015_MauroGiuntiniViana.pdf. Acesso em: 1 fev. 2016.

LAMPOLSKI, Mikhail. The Memory of Tiresias: Intertextuality and Film. Translator Harsha Ram. University

of California Press, Berkeley, Los Angeles, London, 1998.

VIANA, Nildo. Capitalismo e cinema. ALCEU.n. 27, 2013. Disponível em: http://revistaalceu.com.puc-rio.

br/media/5alceu27.pdf. Acesso em: 7 abr. 2016.

ROBERTSON, Robert. Eisenstein on the Audiovisual: The Montage of Music, Image and Sound in Cinema.

London, New York: Tauris Academic Studies/I.B. Tauris Publishers, 2009.

Downloads

Publicado

23-12-2016

Como Citar

Vitoriano, H. B. da S., & Gomes, A. L. (2016). Philosophy of composition (1846) e Psychology of Composition (1944): do ensaio literário poeano ao ensaio fílmico eisensteiniano. Revista Eco-Pós, 19(3), 292–313. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.1931

Edição

Seção

Perspectivas