O gosto musical do Neymar: pagode, funk, sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido

Autores

  • Felipe Trotta
  • Marco Roxo

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1788

Resumo

A intensa midiatização em torno do craque Neymar nos últimos anos tem produzido uma grande mitificação do atleta como uma espécie de jogador-ideal, tomado como símbolo de diversas car- acterísticas positivas da nacionalidade. Neste texto, vamos refletir sobre sua recorrente associação com artistas do mundo da música e sua vinculação simbólica a certos pensamentos que aproximam sua narrativa mitificada de herói nacional com a ideia de ascensão social pelo talento, narrativa cara ao individualismo capitalista. É o gosto musical do Neymar que pode nos revelar nuances e con- tradições de uma narrativa de bem estar financeiro e individual oriunda do que poderíamos chamar de “cultura popular”, atravessada pela ideia de esforço, talento e ascensão. 

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Publicado

26-12-2014

Como Citar

Trotta, F., & Roxo, M. (2014). O gosto musical do Neymar: pagode, funk, sertanejo e o imaginário do popular bem sucedido. Revista Eco-Pós, 17(3). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1788