Agenciamento semiósico e intersubjetividade: perfil do gosto e gênero musical nos ambientes de streaming de músicas online

Autores

  • Natalia Cortez Doutoranda PPGCOM/UFMG
  • Geane Alzamora Professora Doutora PPGCOM/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1386

Resumo

Esse artigo investiga os mecanismos de construção da subjetividade em contextos de recomendação nas interfaces de ambientes de streaming de músicas. Adota-se a noção de agenciamento semiósico, que se refere à relação entre o modelo peirceano da semiose, o conceito peirceano de agência e o conceito deleuziano de agenciamento para essa investigação. Os mecanismos de construção da subjetividade relacionam-se a processos intersubjetivos que emergem da relação entre internautas e sistemas de recomendação nos ambientes destacados. A noção de intersubjetividade aborda a mente como uma espécie de semiose, aproximando os conceitos de Self e Subjetividade, como propõe Colapietro (1981) em "Peirce Approach to the Self: A Semiotic Perspective on Human Subjectivity”. A semiose híbrida observável nas interfaces dos ambientes de streaming de músicas evidencia aspectos da intersubjetividade a partir das relações entre perfis de gosto de usuários e gêneros musicais.

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Publicado

20-07-2015

Como Citar

Cortez, N., & Alzamora, G. (2015). Agenciamento semiósico e intersubjetividade: perfil do gosto e gênero musical nos ambientes de streaming de músicas online. Revista Eco-Pós, 18(1), 205–213. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1386