Audiovisual, educação e comunidade: Reflexões a partir do filme Geomigrantes

Autores

  • Tatiane Mendes Universidade Federal Fluminense
  • Patricia Gonçalves Saldanha Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1331

Resumo

Este trabalho parte dos conceitos de audiovisual , educação e comunidade para pensar as construções simbólicas e possibilidades de reflexão crítica no filme Geoimigrantes (Gildásio Jardim, 2010), realizado com alunos da comunidade do Encachoeirado, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A hipótese apresentada é de que a produção de filmes incentive o compartilhamento e a invenção coletiva - essenciais à formação do ser, sobretudo num momento da atualidade onde o sujeito sofre importantes mudanças, vinculando sua cidadania às possibilidades e impossibilidades do consumo. Através das imbricações entre mídia e cotidiano, foi delineado um caminho cujos eixos centrais se sustentam no método de revisão bibliográfica e análise fílmica, nas representações geradas em relação à comunidade e ao papel do audiovisual na intervenção do cotidiano e na mediação entre sociedade e Estado, através dos conceitos de cinema (BENJAMIN, 2012), comunidade (PAIVA, 2003), educação (SODRE, 2012; SIBILIA, 2012), héxis educativa (SODRÉ, 2009) e sociedade civil (GRAMSCI,1999; ACANDA,2006)

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Biografia do Autor

Tatiane Mendes, Universidade Federal Fluminense

Mestranda da UFF no PPGMC (Programa de Pós -Graduação em Mídia e Cotidiano), membro do Laccops (Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social).

Patricia Gonçalves Saldanha, Universidade Federal Fluminense

Profª Adjunta 3 da Universidade Federal Fluminense do curso de Publicidade e Propaganda; Professora do quadro permanente do PPGMC /LaPA (Laboratório de Pesquisa Aplicada), Coordenadora do Laccops e membro fundados do INPECC (Instituto Nacional de Pesquisa em Comunicação Comunitária).

Referências

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(Acesso em: 11/11/2013)

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Publicado

20-07-2015

Como Citar

Mendes, T., & Saldanha, P. G. (2015). Audiovisual, educação e comunidade: Reflexões a partir do filme Geomigrantes. Revista Eco-Pós, 18(1), 226–237. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1331