Audiovisual, educação e comunidade: Reflexões a partir do filme Geomigrantes
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i1.1331Resumen
Este trabalho parte dos conceitos de audiovisual , educação e comunidade para pensar as construções simbólicas e possibilidades de reflexão crítica no filme Geoimigrantes (Gildásio Jardim, 2010), realizado com alunos da comunidade do Encachoeirado, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. A hipótese apresentada é de que a produção de filmes incentive o compartilhamento e a invenção coletiva - essenciais à formação do ser, sobretudo num momento da atualidade onde o sujeito sofre importantes mudanças, vinculando sua cidadania às possibilidades e impossibilidades do consumo. Através das imbricações entre mídia e cotidiano, foi delineado um caminho cujos eixos centrais se sustentam no método de revisão bibliográfica e análise fílmica, nas representações geradas em relação à comunidade e ao papel do audiovisual na intervenção do cotidiano e na mediação entre sociedade e Estado, através dos conceitos de cinema (BENJAMIN, 2012), comunidade (PAIVA, 2003), educação (SODRE, 2012; SIBILIA, 2012), héxis educativa (SODRÉ, 2009) e sociedade civil (GRAMSCI,1999; ACANDA,2006)Descargas
Citas
Bibliografia
AUMONT, Jacques. & MARIE, Michel, 2011, [1989] A análise do filme. Lisboa: Edições texto e grafia
ACANDA, Jorge L. 2006. Sociedade civil e hegemonia. Rio de Janeiro: editora UFRJ
BENJAMIN, Walter, 2012[1985], Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense.Trad. Hemerson Alves Baptista e Jose Carlos Martins Barbosa
CANEVACCI, Massimo, 2012, A linha de pó- A cultura Bororo entre tradição, mutação e autorrepresentação. São Paulo: Editora AnnaBlume
COUTINHO, Carlos Nelson, 2011, De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política. São Paulo: Boitempo
GEOIMIGRANTES,Produção e direção de Gildásio Jardim.Minas Gerais.2010.16 minutos.Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=TZmK-UuUPh4. Acesso em 05/01/2014
GRAMSCI, Antonio, Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira
HOBBES, Thomas, 2006[1974] Leviatã. HOBBES, Thomas. Leviatã. In: Coleção Os pensadores.São Paulo: Abril Cultural
PAIVA, Raquel, 2007[2003].O Espírito Comum - comunidade, mídia e globalismo. Rio de Janeiro: Mauad X
PERUZZO, Cicilia M.K. , 2004[1998] Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania.Petrópolis: Editora Vozes
SALDANHA, Patricia Gonçalves,2008. Telecentro Comunitário: dispositivo que viabiliza a inclusão humanista no social.Tese de Doutorado. Curso de Comunicação Social, Departamento de Comunicação e Cultura, UFRJ, Rio de Janeiro
SIBILIA, Paula, 2012, Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Editora Contraponto
SODRÉ, Muniz, 2012, Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Editoras Vozes
_____________, 2010[2002], Antropológica do espelho -- uma teoria da comunicação linear e em Rede. Petrópolis: Vozes
SOUZA, José Crisóstomo de, 2005, Filosofia, Racionalidade e Democracia: os debates Rorty & Habermas. São Paulo: Editora UNESP
TÖNNIES, Ferdinand, 2011[1979], Comunidad Y Asociacion -El comunismo y el socialismo como formas de vida social. Trad. José Francisco Ivars. Barcelona:Ed. Peninsula
Webgrafia
LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Revista Comunicação&Educação. São Paulo, Edusp, p. 29 a 36 de maio/ago, 2001. Disponível em:
<http://revcom2.portcom.intercom.org.br/index.php/Comedu/article/viewFile/4158/3897>
(Acesso em: 11/11/2013)
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.