Minissérie de reconstituição histórica e discurso memorial hegemônico na construção de uma memória social da nação

Autores/as

  • Sara Alves Feitosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i1.969

Resumen

O artigo investiga a produção do discurso memorial na teledramaturgia de minissérie. Indaga sobre a contribuição de obras de ficção de reconstituição histórica no processo de constituição da memória social da nação e procura entender por que narrar o passado na mídia? A partir da análise de técnicas de produção da minissérie JK chega-se a conclusão de que a possibilidade de criar efeitos de verdade, efeito de real e verossimilhança através do discurso audiovisual é uma das razões para o uso ficcional de acontecimentos históricos. E que a produção e reiteração de um discurso sobre o passado na teledramaturgia é parte importante para a construção de um discurso memorial hegemônico e, portanto da memória social nacional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sara Alves Feitosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), bolsista CAPES/REUNI de Assistência ao Ensino.

Publicado

2009-07-28

Cómo citar

Feitosa, S. A. (2009). Minissérie de reconstituição histórica e discurso memorial hegemônico na construção de uma memória social da nação. Revista Eco-Pós, 12(1). https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i1.969