Argumentos contra a guerra nos morros e nos jornais
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v12i1.967Resumen
O debate recente sobre a cobertura jornalística parece ter incluído a questão linguística do uso da “metáfora da guerra” como elemento ideológico importante na condução do debate e na definição de políticas públicas de segurança. Este trabalho visa a estabelecer as circunstâncias contextuais em que o uso da metáfora da guerra alcança efeitos definidores do debate, seja pelo realce de alguns aspectos, seja pelo silenciamento de outros. Entre as circunstâncias contextuais, destacam-se o emprego das metonímias na generalização dos pressupostos da “guerra” e a hipertrofia do uso do entretenimento pelos jornais, como forma de gerenciar a seleção dos fatos expostos e lhes dar publicidade. Entre os argumentos silenciados no debate, destacam-se a relação entre pobreza e crime e o fato de o tráfico de drogas não se auto-investir como “estatal”, mas seguir uma lógica capitalista extrema e sem limites.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.