O Olho do Mito: perspectivismo em Histórias de Mawary
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.872Resumen
A partir da abordagem do filme Histórias de Mawary (2009), de Ruben Caixeta de Queiroz, o artigo dá continuidade a nossa pesquisa em torno da aproximação entre perspectivismo e cinema contemporâneo no Brasil. A troca de olhares entre os personagens e a câmera é vista aqui como parte de um jogo perspectivista que tem no ritual o seu clímax. A filmagem do ritual e a montagem -- com valorização do plano-sequência -- nos remete, em novos termos, ao regime do discurso indireto livre (ou subjetiva indireta livre, para Pasolini). Nesse momento de abertura do discurso por conta da intensidade da relação, o canto, o corpo e o olhar dos personagens (estes já em metamorfose) podem matizar, por dentro, a perspectiva da câmera.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.