As favelas no cinema argentino: um elefante oculto atrás do vidro.

Autores/as

  • Gonzalo Aguilar

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.869

Resumen

A crise de 2001 dotou as favelas da cidade de Buenos Aires de um novo tipo de visibilidade: já não eram registradas somente pelos meios de massas (que tendiam a criminalizá-las) nem pelo seu crescimento demográfico (que desde então não se deteve), mas sim se manifestavam nos pobres que percorriam a cidade procurando papelão no lixo. Essa situação deu uma dimensão inédita para um fenômeno que não era totalmente novo: a presença da favela (com os pobres como sua sinédoque) era percebida na cidade, em todas as ruas e em todos os cantos. Um fato muito pouco usual para uma cultura que sempre tentou manter as favelas isoladas e invisibilizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-05-07

Cómo citar

Aguilar, G. (2013). As favelas no cinema argentino: um elefante oculto atrás do vidro. Revista Eco-Pós, 15(3), 08–21. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i3.869