Cultura pop digital brasileira: em busca de rastros poliÌtico-identitaÌrios em redes
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v19i3.5422Resumen
O artigo procura delinear de que maneira fãs e subculturas negociam e modulam identidades poliÌti- cas em termos de fandom transcultural (ANNET, 2011, CHIN & MORIMOTO, 2013). A discussão toma como pressuposto a combinação entre as noções aplicadas de performance de gosto e das categorias de Hine (2015) sobre a internet para pensar o conjunto de praÌticas de mobilização dos fãs e afetos. Como resultados iniciais, observamos que atraveÌs de mobilizações (ativismo de fãs por exemplo) e da cultura dos memes podemos localizar rastros para compreensão das materialidades da cultura pop digital brasileira e de suas articulações com a cultura pop transnacional de duas formas -- ambas relacionadas ao humor: 1) a apropriação das franquias midiaÌticas produzidas em paiÌses distintos do brasil em nosso proÌprio contexto poliÌtico-social ; 2) a constituição de uma cultura pop digital na- cional especiÌfica que desvela contradições sobre idade, gerações, geÌ‚neros, classes sociais e raças .
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.