“Meu bem, é isso que eu mereço”? Jovelina Pérola Negra e modos de lembrar e esquecer no Youtube

Autores/as

  • Luciana Xavier de Oliveira Universidade Federal do ABC

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i3.28354

Palabras clave:

Gêneros musicais, Interseccionalidades, Youtube

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões e discussões preliminares a respeito do lugar da obra e da figura da compositora e cantora Jovelina Pérola Negra (1944-1998) no Youtube, entendido aqui como repositório de arquivos digitais e como plataforma para a configuração de um espaço digital de memória coletiva. A partir de uma mirada interseccional (CARRERA, 2021; CRENSHAW, 1991), considerando as reconfigurações dos gêneros musicais e as dinâmicas de gosto e valor no universo da música popular massiva, o presente estudo tem como objetivo compreender as formas contemporâneas que a memória coletiva da música assume nas plataformas digitais, em especial no Youtube, onde é possível observar a reprodução de hierarquizações e desigualdades na produção de regimes de visibilidade e invisibilidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABRAMUS. Consumo de música no Brasil - nova pesquisa mostra os hábitos dos brasileiros. Portal Abramus. 2018. Disponível em: https://www.abramus.org.br/noticias/16444/consumo-de-musica-no-brasil/#:~:text=71%25%20das%20pessoas%20escutam%20m%C3%BAsica,e%20tomando%20banho%20(43%25). Acesso em: 1 maio 2024.

ALVES, Gustavo. Morre a pérola do pagode. Folha de Londrina e Agência Estado, Londrina, Caderno Folha 2, 03 nov. 1998. Disponível em: https://www.folhadelondrina.com.br/folha-2/morre-a-perola-do-pagode-105853.html?d=1. Acesso em: 10 fev. 2024.

BEIGUELMAN, Giselle. Reinventar A Memória É Preciso. In. Veras, Leno (Org). Abre-Te Código: Transformação Digital e Patrimônio Cultural, Goethe-Institut: São Paulo, 2020.

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e perspectiva negra. Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 15-24, 2016.

CASALEGNO, Federico. Memória cotidiana: comunidades e comunicação da era das redes. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

CARRERA, F. Roleta interseccional: proposta metodológica para análises em Comunicação. E-Compós, [S. l.], v. 24, 2021.

CRENSHAW, Kimberlé. Mapping the margins: Intersectionality, identity politics, and violence against women of color. Stanford Law Review, v. 43, p. 1241-1299, 1991.

COLLINS, Patricia H. Interseccionalidade. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2020.

DIAS, Pâmela. Vídeos curtos no TikTok viram o novo atalho da geração Z para os estudos. O Globo. Rio de Janeiro. 9 jun. 2024. Educação. Disponível em: em:https://oglobo.globo.com/brasil/educacao/noticia/2024/06/09/videos-curtos-no-tiktok-viram-o-novo-atalho-da-geracao-z-para-os-estudos.ghtml. Acesso em: 17 jul. 2024.

DINIZ, André. Almanaque do samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler, onde curtir. 3. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2012.

GLOBO GENTE. Infográfico O consumo de música no Brasil. Globo Gente. 21 out. 2021. Disponível em: https://gente.globo.com/o-consumo-de-musica-no-brasil/. Acesso em: 1 maio 2024.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice/Revista dos Tribunais, 1990.

HOLZBACH, A. “Ôôhhh tempinho bom!!”: Videoclipes no Youtube e a reconfiguração do rock nacional dos anos 80. Logos, v,1, n. 22, 2015.

JANOTTI Jr., Jeder.; PEREIRA DE SÁ, Simone. Revisitando a noção de gênero musical em tempos de cultura musical digital. São Paulo: Galáxia, n. 41, 2019.

JANOTTI Jr., Jeder. Gêneros musicais em ambientações digitais. Belo Horizonte, MG: PPGCOM/UFMG, 2020.

LIMA, Luiz Fernando Nascimento de. O pagode dos anos 80 e 90: centralidade e ambivalência na significação musical. Em Pauta. Porto Alegre, n. 21, v. 13, p. 89-132, dez. 2002.

GUMES, Nadja; LIMA, Tatiana. Corpos Insurgentes que Requebram e Amam: o esquema decolonial no álbum de Rachel Reis. [Anais] 32º Encontro Anual da Compós, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História. São Paulo, n. 10, p. 12. 1993.

OPINION BOX. Consumo de música no Brasil, 2022. Disponível em: https://materiais.opinionbox.com/infografico-musica. Acesso em: 1 out. 2024.

PÉROLA Negra foi empregada doméstica. Folha de São Paulo - Folha on line, Rio de Janeiro, 2 nov. 1998. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fol/cult/ult021198076.htm. Acesso em: 10 fev. 2024.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-212. Rio de Janeiro, 1992.

RIBEIRO, Ediel. Jovelina, a Pérola Negra do samba. Jornal O DIA - Edição digital, Opinião, 23 nov. 2017. Disponível em: https://odia.ig.com.br/2017/11/opiniao/28326-jovelina-a-perola-negra-do-samba.html. Acesso em: 10 fev. 2024.

RICOEUR, Paul. A Memória, a história, o esquecimento. Campinas: Editora Unicamp, 2007.

SAGESSE, Gustavo S. R. et al. Marcadores sociais da diferença: gênero, sexualidade, raça e classe em perspectiva antropológica. São Paulo: Editora Gramma, 2018.

SOUZA, Tárik de. O pagode na hora da explosão. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, Caderno B, 2 jul. 1986.

TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

TROTTA, Felipe da Costa. Samba e mercado de música nos anos 1990. Rio de Janeiro, 2006. Doutorado em Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006.

VERSO da canção Não tem embaraço. Intérprete: Jovelina Pérola Negra. Compositores: Jovelina Pérola Negra e Carlito Cavalcanti. In: Sorriso Aberto. Intérprete: Jovelina Pérola Negra. São Paulo: RGE, 1988. disco vinil, lado B, faixa 6 (3min5s).

VERSO da canção Mistura. Intérprete: Jovelina Pérola Negra. Compositores: Jovelina Pérola Negra. In: Luz do Repente. Intérprete: Jovelina Pérola Negra. São Paulo: RGE, 1987. disco vinil, lado B, faixa 3 (3min12s).

VERSO da canção É isso que eu mereço. Intérprete:Jovelina Pérola Negra. Compositores: Jovelina Pérola Negra e Zeca Sereno. In: Jovelina Pérola Negra. Intérprete: Jovelina Pérola Negra. São Paulo: RGE, 1986. disco vinil, lado B, faixa 6 (3min26s).

VERSO da canção Poeta do Morro. Intérprete: Jovelina Pérola Negra. Compositores: Jovelina Pérola Negra e Carlito Cavalcanti. In: Amigos Chegados. Intérprete: Jovelina Pérola Negra. São Paulo: RGE, 1989. disco vinil, lado A, faixa 2 (3min33s).

WERNECK, Jurema Pinto. O samba segundo as Ialodês: mulheres negras e a cultura midiática. 2007. 318f. Doutorado em Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.

Publicado

2024-12-19

Cómo citar

Xavier de Oliveira, L. (2024). “Meu bem, é isso que eu mereço”? Jovelina Pérola Negra e modos de lembrar e esquecer no Youtube. Revista Eco-Pós, 27(3), 281–305. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i3.28354