¿Qué pueden hacer Ana Frank, la Escuela y la Familia?
Incursiones en disputas sobre una forma adecuada de lectura
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v27i2.28264Palabras clave:
Prohibición de Libros, Familia, Anne Frank, Escuelas, NeoliberalismoResumen
En este trabajo propongo un análisis del creciente fenómeno de persecución del libro en Brasil, a partir de casos recientes de suspensión de la novela gráfica El diario de Ana Frank en las escuelas brasileñas. Partiendo del supuesto de que no existía ningún libro fuera de una estructura social, cultural y económica, la investigación constituye un estudio de caso, encaminado a comprender cómo este fenómeno desafía la idea de censura y cómo regular lo que no se puede leer, campana que Desarrolla una concepción de lectura apropiada para niños y adolescentes. El trabajo demuestra cómo ocurrencias de prohibiciones, restricciones y controles en otros países se relacionan con este caso, reverberando, a nivel local, las iniciativas del movimiento antigénero a escala global. La obra también analiza cómo esta ofensiva juega un papel central y cada vez más ineludible en el control familiar sobre los libros.
Descargas
Citas
ALVARENGA, Poliana. Versão em quadrinhos de O Diário de Anne Frank causa polêmica em escola de Vitória. G1. Publicado em 29 mar. 2018. Disponível em: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/versao-em-quadrinhos-de-o-diario-de-anne-frank-causa-polemica-em-escola-de-vitoria.ghtml Acesso em: 15 fev. 2024
ASHENFELTER, Morgan. Anne Frank’s Diary Too Explicit for School. The Nation, 10 fev. 2010. Disponível em: https://www.thenation.com/article/archive/anne-franks-diary-too-explicit-school/#:~:text=%22The%20Diary%20of%20Anne%20Frank%22%20has%20had%20six%20challenges%20against,reasons%20to%20ban%20a%20book.%22 Acesso em: 15 fev. 2024.
BERGAMO, Mônica. Pais de escola particular em SP veem erotização de Anne Frank em livro usado em aula de inglês. Folha de S. Paulo, 2 jun. 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/monicabergamo/2021/06/pais-de-escola-particular-em-sp-veem-erotizacao-de-anne-frank-em-livro-usado-em-aula-de-ingles.shtml Acesso em: 15 fev. 2024.
BERGER, Joseph. Recalling Anne Frank, as Icon and Human Being. The New York Times, 4 nov. 2014. Disponível em: https://www.nytimes.com/2014/11/05/nyregion/recalling-anne-frank-as-icon-and-human-being.html Acesso em: 20 fev. 2024.
BORGES, Caroline. Governo manda retirar livros de circulação em SC e 'armazenar em local não acessível' à comunidade escolar; entenda. G1, 09 nov. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/11/09/governo-manda-retirar-livros-de-circulacao-em-sc-e-armazenar-em-local-nao-acessivel-a-comunidade-escolar-entenda.ghtml Acesso em: 12 mar. 2024.
BRASIL. Ato Institucional nº 5, de 13 dezembro de 1968. São mantidas a Constituição de 24 de janeiro de 1967 e as Constituições Estaduais. O Presidente da República poderá decretar a intervenção nos estados e municípios, sem as limitações previstas na Constituição, suspender os direitos políticos de quaisquer cidadãos pelo prazo de 10 anos e cassar mandatos eletivos federais, estaduais e municipais, e dá outras providências. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/AIT/ait-05-68.htm.
BRASIL. Constituição Federal de 1967. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao67.htm.
BRASIL. Decreto-Lei nº 77, de 23 de novembro de 1966. Acrescenta alínea à Lei n° 4.476, de 12 de novembro de 1964, que estabelece a precedência funcional entre Oficiais Generais dos postos de Almirante-de-Esquadra, General-de-Exército e Tenente-Brigadeiro. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1960-1969/decreto-lei-77-23-novembro-1966-375944-publicacaooriginal-1-pe.html#:~:text=Acrescenta%20al%C3%ADnea%20%C3%A0%20Lei%20n,%2DEx%C3%A9rcito%20e%20Tenente%2DBrigadeiro.
BRASIL. Projeto de Lei nº 7.180, de 24 de fevereiro de 2014. Altera o art. 3º da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=606722 Acesso em: 12 abr. 2024.
BUTLER, Judith. Quem tem medo do gênero? São Paulo: Boitempo, 2024.
CARNEIRO, Mariana. Após censura, vendas de ‘O Avesso da Pele’ crescem mais de 6.000%. Revista Veja, São Paulo, 15 mar 2024. Disponível em: https://abrir.link/RKlFT Acesso: 20 mar 2024.
COLETTA, Ricardo DELLA. Bolsonaro mentiu ao falar de livro de educação sexual no ‘Jornal Nacional’. El País, São Paulo, 29 ago. 2018. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/08/29/politica/1535534033_257224.html Acesso em: 1 fev. 2024.
COLOMER, Teresa. Introdução à literatura infantil e juvenil atual. Tradução de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2017.
COOPER, Melinda. Family values: between neoliberalism and the new social conservatism. New York: Zone Books, 2017.
DAMASCENO, Victoria. Colégio de SP oferece alternativa a livro de Anne Frank criticado por pais. Folha de São Paulo. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/06/colegio-de-sp-oferece-alternativa-a-livro-de-anne-frank-criticado-por-pais.shtml.
DE OLHO NO MATERIAL ESCOLAR. De olho no material escolar. Disponível em: https://deolhonomaterialescolar.com.br/ Acesso em: mar. 2024.
DARNTON, Robert. A questão dos livros: presente, passado e futuro. Tradução: Daniel Pellizari. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
DARNTON, Robert. Censores em ação: como os estados influenciaram a literatura. Tradução Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
FALCÃO, Carolina. Entre o Fim do Mundo e o Amanhã: imaginação política antagonista no mercado editorial brasileiro após 2018. Animus. Revista Interamericana de Comunicação Midiática, [S. l.], v. 20, n. 42, 2021. DOI: 10.5902/2175497744515. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/animus/article/view/44515 Acesso em: 23 fev. 2024.
FERREIRA, Paula; GÓES, Bruno; DUARTE, Melissa. Grupo 'Mães do Agro’ vai ao MEC pedir visão mais positiva do setor nos livros escolares. O Globo, 08 out. 2021. Disponível em: https://oglobo.globo.com/politica/grupo-maes-do-agro-vai-ao-mec-pedir-visao-mais-positiva-do-setor-nos-livros-escolares-25208550 Acesso em: 12 abr. 2024.
GREGORIN FILHO, José Nicolau. Literatura infantil: múltiplas linguagens na formação de leitores. São Paulo: Melhoramentos, 2010.
IFLA Section Library for Children and Young Adults. SPECIAL ISSUE: International Views on Banned Books. IFLA Newsletter. Haia, outubro de 2023. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/newsletters/ Acesso em: 20 fev. 2024.
LANCMAN, Thais. Versão da editora. Quatrocincoum, 1 out. 2021. Edição #50. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br/resenhas/historia/versao-da-editora/ Acesso em: 20 fev. 2024.
LEHNEN, Christine. Há 75 anos era publicado o diário de Anne Frank. DW Brasil, 25 jun. 2022. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/há-75-anos-era-publicado-o-diário-de-anne-frank/a-57769359 Acesso em: 20 fev. 2024.
NYBACKA, Pamela Schultz. Bookonomy: The Consumption Practice and Value of Book Reading. 2011. Tese (Doutorado em Administração) – Universidade de Estocolmo, Estocolmo, 2011.
POLICARPO, Alexandre; FONSECA, Bruno; LARA, Eliziane; HAUBER, Gabriella. A eleição do “kit gay”. Agência Pública, 17 out. 2018. Disponível em: https://apublica.org/2018/10/a-eleicao-do-kit-gay/. Acesso em: 03 jan. 2024
REIMÃO, Sandra. "Proíbo a publicação e circulação..." - censura a livros na ditadura militar . Estudos Avançados, São Paulo, Brasil, v. 28, n. 80, p. 75–90, 2014. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/79684 Acesso em: 20 fev. 2024.
REISS, Carlos. Luz sobre o caos: educação e memória do holocausto. Rio de. Janeiro: Imprimatur, 2018.
SALDAÑA, Paulo; COLETTA, Ricardo Della. Governo de RO manda recolher 'Macunaíma' e mais 42 livros e depois recua. Folha de S. Paulo, 6 fev. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/02/governo-de-ro-manda-recolher-macunaima-e-mais-42-livros-e-depois-recua.shtml Acesso em: 12 mar. 2024.
SABHARWAL, Arjun. Un-Banning Books, Perspectives, Identities, and Knowledge. IN: IFLA Section Library for Children and Young Adults. SPECIAL ISSUE: International Views on Banned Books. IFLA Newsletter. Haia, outubro de 2023. Disponível em: https://www.ifla.org/publications/newsletters/. Acesso em: 20 fev. 2024.
VOLTOLINI, Rinaldo. Amar ou armar as crianças? Vicissitudes contemporâneas da relação parentalidade/escolaridade. IN: TEPERMAN, Daniela; GARRAFA, Thais; IACONELLI, Vera. Laço. Belo Horizonte: Autêntica, 2022.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Boookman, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Carolina Cavalcanti Falcão
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.