A explicação cibernética para pensar “o mundo do avesso” de Letícia Cesarino
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.28066Palabras clave:
Cibernética, Política digital, Novas mídias, Populismo, TecnociênciaResumen
Esta resenha apresenta o livro O mundo do avesso: verdade e política na era digital (2022), da pesquisadora, professora e antropóloga Letícia Cesarino, destacando os principais elementos de leitura que acercam a reflexão proposta pela autora ao longo do livro. Cesarino tem como base teórica e epistemológica para pensar as novas mídias a perspectiva cibernética do ciberneticista e antropólogo Gregory Bateson. Ela descreve os processos e sistemas da cibernética para a contribuição do entendimento à conjuntura política plasmada pelo populismo, pós-verdade e neoliberalismo, para propor uma reflexão quanto às infraestruturas e sistemas da digitalização da política e da verdade. No contexto da pandemia de Covid-19 (2020-2022) e do governo fascista e autoritário de Jair Bolsonaro (2018-2022), a autora apresenta, a partir de dados empíricos, as significativas modificações recentes nos modos de produção de verdade no ambiente digital no Brasil e as suas consequentes polarizações.
Descargas
Citas
BARBOSA, Suzana Oliveira; FONSECA, Adalton dos Anjos. Affordances indutoras de inovação no jornalismo móvel de revistas para tablets. InTexto, v. 42, p. 71-95, 2018.
CESARINO, Letícia. O mundo do avesso: verdade e política na era digital. São Paulo: Ubu Editora, 2022.
GOMES, Wilson; DOURADO, Tatiana. Fake news, um fenômeno de comunicação política entre jornalismo, política e democracia. Estudos de Jornalismo e Mídia, v. 16, p. 33-45, 2019.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Iago Porfírio
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.