Contribuições da etnografia para pesquisas em jornalismo

uma análise das investigações etnográficas do GT de Estudos de Jornalismo da Compós (2011-2021)

Autores

  • Gabriela Meneses Universidade de Brasília
  • Bruna Mastrella Universidade de Brasília
  • Ana Beatriz Lemos Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27944

Palavras-chave:

pesquisa, jornalismo, etnografia, antropologia da mídia

Resumo

Partindo da intersecção entre antropologia e comunicação, este artigo discute as possibilidades da etnografia nos estudos do jornalismo. Com base na análise qualitativa de artigos apresentados no Grupo de Trabalho (GT) Estudos de Jornalismo nos congressos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós) entre os anos de 2011 e 2021, apresentamos pesquisas brasileiras produzidas nessa interface. A partir do mapeamento, procuramos demonstrar de que maneira a etnografia pode proporcionar olhares diferenciados para os estudos de jornalismo. A análise nos permitiu, ainda, a elaboração de quatro eixos temáticos de pesquisa que adotam a etnografia como referencial teórico-metodológico e analítico, contribuindo para a propagação de estudos alinhados à proposta da antropologia da mídia e ao paradigma sociocêntrico de estudos de jornalismo.

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Publicado

18-12-2022

Como Citar

Silva Meneses, G., Cunha Mastrella, B., & Lemos da Costa, A. B. (2022). Contribuições da etnografia para pesquisas em jornalismo: uma análise das investigações etnográficas do GT de Estudos de Jornalismo da Compós (2011-2021). Revista Eco-Pós, 25(3), 132–157. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v25i3.27944