Esports e reflexividade

notas etnográficas de um aprendiz de pro-player

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.27935

Palabras clave:

Game studies, etnografia, comunicação, esports, reflexividade, pro-players

Resumen

Este artigo revisita uma etnografia de uma comunidade de jogadores semiprofissionais para quem a (auto)biografia, a participação e a câmera fotográfica do pesquisador se tornaram não apenas uma abordagem de pesquisa, mas um recurso promocional. O estudo explora o papel central desempenhado pela (auto)biografia, participação e afeto na pesquisa etnográfica em jogos digitais e esports. Ao se considerar algumas das interseções entre marcadores sociais e cultura profissional nos videogames — incluindo as implicações desses aspectos na coleta de dados científicos sociais — conclui-se como a participação etnográfica contribui para problematizar cenários e promover encontros e questionamentos outros em um ambiente com seus próprios códigos de acesso, idiossincrasias, compreensões, desafios e possibilidades.

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Biografía del autor/a

Tarcízio Macedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação, Cultura e Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com período sanduíche na UFBA e UNEB. Especialista em Comunicação Científica na Amazônia pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea, UFPA). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo pela UFPA. Pesquisador do Laboratório de Artefatos Digitais (LAD, UFRGS), do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Consumo e Identidade (Consia, UFPA) e do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologia na Comunicação (Inovacom, UFPA).

Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Professora da Faculdade de Comunicação (Facom) e do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Antropologia pela UFPA. Mestra em Marketing pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM-Madrid). Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade (Consia, CNPq/UFPA).

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

Macedo, T., & do Corral Vieira, M. (2023). Esports e reflexividade: notas etnográficas de um aprendiz de pro-player. Revista Eco-Pós, 26(01), 421–447. https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.27935