Celebridades, comoção e indignação públicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27878

Palabras clave:

celebridades, acontecimentos, comoção pública

Resumen

O objetivo deste texto é discutir sobre o potencial das celebridades para despertar a comoção e a indignação públicas em torno de acontecimentos. Para tanto, resgatamos a perspectiva pragmatista de acontecimento, seu poder hermenêutico e seu poder de afetação na vida dos sujeitos. Em seguida, abordamos o papel que as celebridades podem desempenhar ao buscar sensibilizar as pessoas para determinadas questões desveladas por uma ocorrência, evidenciando a politização que vem marcando o posicionamento de figuras públicas no Brasil contemporâneo. A partir disso, o texto traz uma breve análise da repercussão do movimento “Cadê os Yanomami” no Twitter. A análise foi realizada tendo em vista o poder de afetação e o poder hermenêutico desse acontecimento e demonstra como celebridades se posicionam em relação a ele, convocando a comoção e a indignação públicas diante da violação da dignidade humana e do tratamento aos povos indígenas no Brasil.

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Biografía del autor/a

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).

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Publicado

2022-10-31

Cómo citar

Simões, P. G. (2022). Celebridades, comoção e indignação públicas. Revista Eco-Pós, 25(2), 73–90. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i2.27878