“Salve o Teu Carnaval”

Cena Gamer, GTA Roleplay e o Carnaval do Cidade Alta

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27863

Palabras clave:

Cena Gamer, GTA roleplay, Cidade Alta, Videogames, Gambiarra

Resumen

Este artigo se debruça sobre a festa de carnaval organizada pelo servidor de GTA Roleplay Cidade Alta em fevereiro de 2021, patrocinada por marcas como Tinder, Engov e Trident. O Cidade Alta representa aqui um ponto de partida para desenvolver a ideia de cena gamer, aplicando a este fenômeno o conceito de cenas de Will Straw (1991; 2002; 2014), assim como sua aplicação em games no artigo de Sara Grimes (2013), e a conexão entre o lúdico e a cultura proposta por Huizinga (1949) e Callois (1967). Foi realizada uma pesquisa exploratória em transmissões de streamers na Twitch, análise de matérias jornalísticas veiculadas na imprensa, e um acompanhamento do conteúdo produzido pelo AltaNews, portal de notícias do próprio Cidade Alta. As análises de dos dados coletados foram realizadas com base na ideia de cena gamer desenvolvida ao longo do artigo.

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Biografía del autor/a

Karina Moritzen Barbosa, Universidade Federal Fluminense – UFF/Universität Oldenburg

Bacharel em Comunicação Social e Mestra em Estudos da Mídia (UFRN); Doutoranda em Comunicação (UFF) e em Musicologia na Universität Oldenburg. Membra do grupo de pesquisa mediaLudens (UFF).  Karina investiga shows em games, com destaque para as cenas musicais em Minecraft que orbitam em torno do hyperpop. Sua pesquisa foi inicialmente financiada pela CAPES, e atualmente é financiada pelo Ministério de Ciência e Cultura da Baixa Saxônia, na Alemanha.

Emmanoel Ferreira, Universidade Federal Fluminense – UFF

É Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós- Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Programação Visual pela UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio Pós-Doutoral realizado no Poscom/UFBA. Coordenador do GP Games da INTERCOM, no biênio 2020-2021. Coordenador do mediaLudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade e do projeto de extensão GameClube UFF. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a relação entre experiência estética e ludicidade.

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Publicado

2022-06-21

Cómo citar

Moritzen Barbosa, K., & Ferreira, E. (2022). “Salve o Teu Carnaval”: Cena Gamer, GTA Roleplay e o Carnaval do Cidade Alta. Revista Eco-Pós, 25(1), 198–222. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27863