Reescritura Cinematográfica em Different Trains (Beatriz Caravaggio - Steve Reich - Kronos Quartet)
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-ps.v26i01.27856Palabras clave:
Videoinstalação, Memória, Música, Arquivo, Steve ReichResumen
No ano de 1988 o compositor Steve Reich, desenvolve a peça musical Different Trains, composta por três movimentos para quarteto de cordas e sons pré-gravados. De maneira autobiográfica, a obra compreende as primeiras lembranças evocadas pelo compositor entre 1939 e 1942, durante o trânsito em diferentes trens na infância quando cruzava os Estados Unidos por causa da separação dos pais. A gravação musical da peça é interpretada pelo grupo Kronos Quartet, em 1988, e será reescrita filmicamente em 2016 por Beatriz Caravaggio. reinterpreta as referências da obra de Reich dotando-a de um terceiro gesto: uma recomposição visual. O trabalho gira em torno da composição de Reich, no primeiro bloco, e se dedica a analisar o ato de reescritura cinematográfica realizada pela artista, num segundo movimento.
Descargas
Citas
ASSMAN, Aleida. Espaço da Recordação: Formas e Transformações da Memória Cultural. Campinas: Unicampo, 2011.
BOU, S. Réflexions sur le Nazisme. Entretiens avec Stéphane Bou. Paris: Seuil, 2016.
CARAVAGGIO, Beatriz. Different Trains. 2016. Disponível em: <http://beatrizcaravaggio.com>. Acesso em: 29 abr. 2022.
DIDI-HUBERMAN, G. Imágenes Pese a Todo: Memoria Visual del Holocausto. Barcelona: Espasa, 2012.
DIDI-HUBERMAN, G. A Semelhança Informe: Ou o Gaio Saber Visual Segundo Georges Bataille. Rio de Janeiro: Contraponto, 2015.
GAGNEBIN, J. M. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014.
HIRSH, Marianne. The Generation of Postmemory. New York: Columbia University Press, 2012.
HUYSSEN, Andreas. Culturas do Passado-Presente: Modernismos, Artes Visuais, Políticas da Memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
LINDEPERG, Sylvie. Nuit et Brouillard. Un Film dans l’histoire. Paris: Odile Jacob, 2007.
REICH, Steve. Different Trains. Disponível em: <https://www.stevereich.com>. Acesso em: 29 abr. 2022.
REICH, Steve. Writings on Music 1965-2000. Oxford: Oxford University Press, 2002.
ROLLET, Sylvie. “De gestos em Olhares, ou a História a contrapelo em dois filmes de Sergei Loznitsa”. IN: AMARAL, Carolina de Aguiar; CARVALHO, Danielle Crepaldi; MONTEIRO, Lúcia Ramos; ADAMATTI, Margarida Maria; VILLAÇA, Mariana. Cinema: Estética, Política e Dimensões da Memória. Porto Alegre: Sulina, 2019.
SÁNCHEZ-BIOSCA, Vicente. Cine de Historia, Cine de Memoria: La Representación y sus Límites. Madrid: Cátedra, 2006.
TODOROV, Tzvetan. Les Abus de la Mémoire. Paris: Arléa, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rafael Tassi Teixeira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.