Limiares entre a mitologia e a imagem sobrevivente:
iconologias contemporâneas de Afrodite
DOI:
https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27749Palabras clave:
Afrodite, Mito, Divas pop, Imagem, Iconologia dos intervalosResumen
O presente trabalho centra-se na relação entre o mito de Afrodite e iconografias contemporâneas de Madonna, Lady Gaga e Beyoncé, sobretudo na convergência que estas estabelecem com a obra “O nascimento de Vénus”, de Botticelli. A análise das imagens dar-se-á a partir da “iconologia dos intervalos" de Aby Warburg, que corresponde à investigação sobre a linguagem do inconsciente da memória cultural, enquanto fenómeno antropológico. O nosso objetivo consiste em identificar as possíveis reutilizações de elementos expressivos provenientes da Antiguidade e do Renascimento, e de que maneira estes contribuem para a construção da representação da mulher na pós-modernidade através de jogos de identificação. A relevância deste artigo está na articulação das tensões geradas pelo processo de cristalização do movimento da vida na imagem, sobretudo no deslocamento e ressignificação de materiais históricos e culturais, que desafiam o tempo e o espaço, e se fazem presentes na contemporaneidade
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