Vote50Capas:

Associações entre ideologias políticas e gosto musical na guerra cultural

Autores/as

  • Bruno Pedrosa Nogueira Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27675

Palabras clave:

Música, Consumo, Comunicação Política

Resumen

A proposta deste artigo é apresentar e analisar como as guerras culturais tomam formas em práticas comunicacionais nas redes sociais, a partir de um perfil no aplicativo do Instagram. Apesar de se tratar de uma ferramenta para publicação de fotos, ela se torna a intermediária nos diálogos entre afirmações de gosto musical e valores morais, impulsionados pela participação política. Para esta análise são apresentadas referências que tratam de consumo, cultura, gêneros musicais e participação cidadã; associadas a uma entrevista com os mantenedores do perfil, junto a uma reflexão acerca dos artistas selecionados para representar o candidato à prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos.

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Biografía del autor/a

Bruno Pedrosa Nogueira, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, com Pós-Doutorado em Comunicação Social pela UFPE. É professor adjunto do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal de Pernambuco. É líder do Grupo de Pesquisas em Políticas Culturais, cadastrado no CNPq.

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Publicado

2022-06-21

Cómo citar

Nogueira, B. P. (2022). Vote50Capas: : Associações entre ideologias políticas e gosto musical na guerra cultural. Revista Eco-Pós, 25(1), 342–360. https://doi.org/10.29146/ecops.v25i1.27675