Influenciadoras digitais de moda e beleza

do look do dia ao consumo de ativismo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27617

Palabras clave:

Consumo de ativismo, Feminismo, Blogueiras, Influenciadoras digitais

Resumen

Este trabalho parte da perspectiva do consumo de ativismo (Domingues, Miranda, 2018) para compreender como a pauta feminista é apropriada na produção de conteúdo das blogueiras e/ou influenciadoras digitais de moda. A partir de uma amostra de 52 blogueiras consideradas precursoras da blogosfera de moda brasileira, Carla Lemos (Modices) foi escolhida como estudo de caso por apontar desdobramentos para a prática que não se limitam ao estereótipo do look do dia e do consumo aspiracional. Para compreender a apropriação do discurso feminista no Instagram, o artigo apoia-se no referencial da Análise do Discurso de linha francesa com ênfase nas noções de ethos (Maingueneau, 2010) e contrato de comunicação (Charaudeau, 2012).

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Publicado

2021-12-20

Cómo citar

Karhawi, I. (2021). Influenciadoras digitais de moda e beleza: do look do dia ao consumo de ativismo. Revista Eco-Pós, 24(3), 423–453. https://doi.org/10.29146/ecopos.v24i3.27617