Cidade ideal, cidade real, modernidade e exotismo nas representações do quiosque carioca (1871-1911)
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27416Resumen
O presente artigo examina a construção de uma imagem de exotismo associada aos quiosques implantados no Rio de Janeiro em 1871 e eliminados em 1911 por meio de representações escritas e visuais, em especial a série fotográfica na qual Augusto Malta registrou os quiosques na véspera de sua extinção. Se estes estabelecimentos surgiram no Rio a partir de um desejo de tornar a cidade mais parecida com as européias, em poucos anos eles haviam se convertido em elementos que segundo as autoridades municipais e setores das elites intelectuais, conferiam à cidade uma aparência mais exótica e atrasada do que moderna e civilizada. O artigo analisa a especificidade dessa série fotográfica e as maneiras pelas quais ela se relaciona a concepções prévias, estereotipadas e exotizantes produzidas sobre os quiosques, sua freguesia e seu papel na cidade.Descargas
Citas
ARAUJO, Viviane da Silva. “O papel da fotografia na construção simbólica das reformas urbanas. Rio de Janeiro, 1904-1906”. In: Urbana, v.6, nº 9, ago-dez, 2014.
AZEVEDO, André Nunes de. A reforma Pereira Passos: uma tentativa de integração urbana. Revista Rio de Janeiro, UERJ, v. 1, n. 1, p. 35-63, 2004
BELLAVANCE, Guy. “Mentalidade Urbana, mentalidade fotográfica”. In: Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro: UERJ / Núcleo de Antropologia e Imagem (NAI), n° 4, 1997.
BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas III. Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989.
COSTA, Amanda Danelli. “Augusto Malta e a fotografia da alma dos kiosques cariocas”. In: Acervo. Rio de janeiro, v. 32, n. 2, 2019, p. 117-132, maio/ago
EDMUNDO, Luiz. O Rio de Janeiro do meu tempo. Rio de Janeiro: Conquista, 1957.
ERMAKOFF, George. O Negro na fotografia brasileira do século XIX. Rio de Janeiro: George Ermakoff Casa Editorial, 2004.
LEITE, Marcelo Eduardo. “Typos de pretos: escravos na fotografia de Christiano Jr.”. In: VISUALIDADES, Goiânia v.9 n.1 p. 25-47, jan-jun, 2011
RAMA, Angel. A cidade das letras. São Paulo: Brasiliense, 1985.
RIO, João do. A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
SOUZA , Fernando Gralha de. A belle époque carioca: imagens da modernidade na obra de Augusto Malta. (1900-1920). Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2008.
SILVA, Sergio Luiz Pereira da & REZENDE, Dolores Eugênia de. “Memórias subterrâneas na fotografia de Augusto Malta: imagens, disputas e identidades no Brasil da modernidade”. In: Mosaico, v. 8, n. 13, 2017
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.