Cidade ideal, cidade real, modernidade e exotismo nas representações do quiosque carioca (1871-1911)

Autores

  • Viviane da Silva Araujo UNILA

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27416

Resumo

O presente artigo examina a construção de uma imagem de exotismo associada aos quiosques implantados no Rio de Janeiro em 1871 e eliminados em 1911 por meio de representações escritas e visuais, em especial a série fotográfica na qual Augusto Malta registrou os quiosques na véspera de sua extinção. Se estes estabelecimentos surgiram no Rio a partir de um desejo de tornar a cidade mais parecida com as européias, em poucos anos eles haviam se convertido em elementos que segundo as autoridades municipais e setores das elites intelectuais, conferiam à cidade uma aparência mais exótica e atrasada do que moderna e civilizada. O artigo analisa a especificidade dessa série fotográfica e as maneiras pelas quais ela se relaciona a concepções prévias, estereotipadas e exotizantes produzidas sobre os quiosques, sua freguesia e seu papel na cidade.

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Publicado

19-12-2019

Como Citar

Araujo, V. da S. (2019). Cidade ideal, cidade real, modernidade e exotismo nas representações do quiosque carioca (1871-1911). Revista Eco-Pós, 22(3), 166–188. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27416