Mapeando os Estudos de Novas Mídias no Brasil

Autores/as

  • Paula Guimarães Simões Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0002-1218-4498
  • Vera Regina Veiga França Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-6074-4333
  • Ana Karina Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laura Antônio Lima Universidade Federal de Minas Gerais http://orcid.org/0000-0003-4550-0298
  • Lucas Afonso Sepulveda Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lívia Barroso Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará
  • Maria Lúcia Afonso Universidade Federal de Minas Gerais
  • Suzana Lopes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maíra Lobato Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paulo Basílio PUC-MG
  • Clara Bontempo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Samuel Pereira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.23013

Resumen

A proposta do artigo é identificar autoras/es e teorias utilizadas/os como referência por pesquisadoras/es da área de Novas Mídias no Brasil. O corpus selecionado inclui 100 artigos da Compós durante o período de 2006 a 2015. Essa apresentação específica faz parte de uma pesquisa mais ampla que almeja apreender as teorias contemporâneas que alicerçam o campo da Comunicação no país. A análise destaca a ênfase das pesquisas na questão da técnica, associada ao poder, buscando compreender o papel das novas tecnologias na configuração da sociedade, da subjetividade dos indivíduos, de seus processos cognitivos.

Palavras-chave: Teorias da Comunicação, Epistemologia da Comunicação, Novas Mídias.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Guimarães Simões, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).

Vera Regina Veiga França, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Permanente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade (GRIS/UFMG).

Ana Karina Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda no PPGCOM/UFMG. Bolsista da CAPES.

Laura Antônio Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra pelo PPGCOM/UFMG. Bolsista de Apoio Técnico (FAPEMIG).

Lucas Afonso Sepulveda, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando no PPGCOM/UFMG. Bolsista da CAPES.

Lívia Barroso, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Doutora pelo PPGCOM/UFMG. Professora  da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Maria Lúcia Afonso, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda no PPGCOM/UFMG. Bolsista da CAPES.

Suzana Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pelo PPGCOM/UFMG.

Maíra Lobato, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestra pelo PPGCOM/UFMG.

Paulo Basílio, PUC-MG

Mestrando no PPGCOM/PUC-MG. Pesquisadro do GRIS/UFMG

Clara Bontempo, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista de Iniciação Científica (FAPEMIG).

Samuel Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista de Iniciação Científica (CNPq).

Citas

CORRÊA, D. Estudos sobre Comunicação e Cibercultura no Brasil: conceitos, tendências e clusters. Razón y Palabra, v. 53, outubro/novembro, 2006.

DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs – Capitalismo e Esquizofrenia. Vol.1. São Paulo: Editora 34, 1995a.

LEMOS, A. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MARTINO, L. M. Repensando a(s) teoria(s) da Cibercultura: articulações e tensões com as teorias da Comunicação. Questões Transversais, v. 1, n. 2, julho-dezembro/2013

RECUERO, R. GT de Cibercultura da Compós: Análise de Temas e Coautorias. InTexto, v. 1, p. 553-570, 2015.

RHEINGOLD, H. Smart Mobs: the next social revolution. New York: Basic Books, 2003.

Publicado

2019-12-19

Cómo citar

Simões, P. G., França, V. R. V., Oliveira, A. K., Lima, L. A., Sepulveda, L. A., Barroso, L., Afonso, M. L., Lopes, S., Lobato, M., Basílio, P., Bontempo, C., & Pereira, S. (2019). Mapeando os Estudos de Novas Mídias no Brasil. Revista Eco-Pós, 22(3), 231–258. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.23013