Políticas e poéticas dos rastros

Autores

  • Paulo Faltay Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
  • Luiz Carlos Pinto Universidade Católica de Pernambuco - Unicap

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.2272

Resumo

Resumo

A relativa abertura para uso civil do sistema GPS e a popularização das tecnologias de transferência de dados sem fio de maior alcance (redes Wi-Fi e telefonia móvel 3G) em aparelhos cotidianos tornaram visíveis fenômenos que já ocorriam, em escala exponencialmente menor, a partir dos sensores de etiquetas RFID e do Bluetooth: os dispositivos móveis reforçam e ressignificam a relação dos usuários com o local em que se situam, problematizando questões como posicionamento, localização, vigilância e mobilidade.

Ao analisarmos projetos nacionais e internacionais desenvolvidos com estas tecnologias na última década utilizando metodologia ancorada na Teoria Ator-Rede, de Bruno Latour, a hipótese aqui desenvolvida é de que, através da manipulação de dados em fluxo, a produção de novas espacialidades e territórios transitórios de resistência se dá pela materialização e concretização dos diversos rastros digitais colhidos na relação entre usuários, dispositivos de mediação e espaço físico.

 

Palavras-chave: mídias móveis, rastros digitais, teoria ator-rede

 

Abstract

As GPS technology was made available to civilian uses and purposes and wireless data transfer (Wi-Fi networks and 3G technology) devices became more and more popular in everyday life, a phenomena that was already occurring with RFID sensors and Bluetooth, although in smaller exponentially scale, became more visible: mobile and connection devices reframe and reinforce the relationship between users and the place where they are located, questioning issues as position, location, surveillance and mobility.

By analyzing national and international projects developed with these technologies in the last decade using a methodology anchored in Bruno Latour Actor-Network Theory, the hypothesis developed here is that through the manipulation of data flow, the production of new spatiality and transient territories of resistance is generated by the materialization and execution of the various traces collected in the relationship between users, mediation devices and physical space.

 

Keywords: mobile media; digital traces; actor-network theory

 

Resumen

La relativa apertura para el uso civil del sistema GPS y la popularización de las tecnologías de transferencia de datos inalámbrica de mayor amplitud (redes Wi-Fi y tecnología móvil 3G) en aparatos cotidianos ha vuelto visibles fenómenos anteriormente constatados en escala exponencialmente menor, a partir de sensores de etiquetas RFID y del Bluetooth: los dispositivos móviles refuerzan y resignifican la relación de los usuarios respecto de los sitios en los cuales se ubican, problematizando cuestiones como posicionamiento, ubicación, vigilancia y movilidad.

Empleando una metodología basada en la teoría del Actor-Red de Bruno Latour, hemos emprendido el análisis de proyectos nacionales e internacionales desarrollados con dichas tecnologías a lo largo de la última década. La hipótesis que aquí planteamos es que, en tanto consideramos la manipulación de datos en flujo, la producción de nuevas espacialidades y territorios transitorios de resistencia ocurre por la materialización y concretización de diversos rastros digitales colectados en la relación entre usuarios, dispositivos de mediación y espacio físico.

 

Palabras clave: medios móviles; rastros digitales; teoria del actor-red

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Faltay, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP

Paulo Faltay é mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC - São Paulo. Pesquisa sobre cibercultura, tecnologia, política e experimentações estéticas com mídias móveis e suas interações e problematizações com o espaço urbano.

Luiz Carlos Pinto, Universidade Católica de Pernambuco - Unicap

Luiz Carlos Pinto é Professor da Universidade Católica de Pernambuco. Doutor em Sociologia pela UFPE, tem interesse sobre sociologia da comunicação, web ativismo, modernidade e pós-modernidade, reflexividade, sociologia do trabalho, tecnologias da informação, tecnologias livres e, de forma geral no cruzamento de experiências, investigações e conhecimentos em que se encontrem cultura, tecnologia e política.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios. Chapecó: Editora UnoChapecó, 2009.

BAIO, Cesar. Da imersão à performatividade: vetores estéticos da obra-dispositivo. (Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da PUC/SP), 2011.

BRUNO, Fernanda. Dispositivos de vigilância no ciberespaço: duplos digitais e identidades simuladas. Revista Fronteira, VIII, 2006.

______. Monitoramento, classificação e controle nos dispositivos de vigilância digital. Revista FAMECOS, 36, 2008.

______. Rastros digitais: o que eles se tornam quando vistos sob a perspectiva da teoria ator-rede? In: XXI ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS. Juiz de Fora: UFJF, 2012. 18f. Texto apresentado no Grupo de Pesquisa Comunicação e Cibercultura. Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1798.doc>. Acessado em 08 de maio de 2015.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994.

_______. Reagregando o Social. Bauru, SP: EDUSC/ Salvador, BA, 2012

Downloads

Publicado

27-10-2015

Como Citar

Faltay, P., & Pinto, L. C. (2015). Políticas e poéticas dos rastros. Revista Eco-Pós, 18(2), 77–94. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v18i2.2272