Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro

Autores/as

  • Laan Mendes de Barros Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FAAC-UNESP/Professor assistente.
  • Kênia Freitas Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FAAC-UNESP/Pós-doutoranda

DOI:

https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i3.20262

Resumen

O tema do racismo, problematizado a partir das questões da alteridade, da experiência estética e da fabulação, é tratado neste artigo. O comentário do filme NOIRBLUE -- deslocamentos de uma dança (Ana Pi, 2017), leva a discussão ao universo do cinema negro, pensado a partir da prática fabulatória crítica e afrocentrada. A construção das imagens dos corpos negros e as tensões presentes nas relações entre colonizador e colonizado se assentam aqui na crítica ao racismo, desde uma perspectiva histórica, política e ética.  

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Biografía del autor/a

Laan Mendes de Barros, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FAAC-UNESP/Professor assistente.

Doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com pós-doutorado pela Université Stendhal Grenoble 3. Docente da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” -- FAAC-UNESP.

Kênia Freitas, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - FAAC-UNESP/Pós-doutoranda

Pós-doutoranda (CAPES/PNDP) do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"-UNESP 

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Publicado

2018-12-26

Cómo citar

Barros, L. M. de, & Freitas, K. (2018). Experiência estética, alteridade e fabulação no cinema negro. Revista Eco-Pós, 21(3), 97–121. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v21i3.20262

Número

Sección

Dossiê