O kitsch como um sistema repetitivo: um problema para a teoria da hierarquia do gosto
DOI:
https://doi.org/10.29146/eco-pos.v17i3.1765Resumen
Este artigo faz uma tentativa de elaborar uma teoria do kitsch que dispense a estrutura hierárquica tradicional em que este é muitas vezes entendido. Evitando tanto a abordagem populista dos es- tudos culturais quanto a abordagem elitista de teóricos da cultura de massa, os argumentos são construídos rumo a uma estética exclusivamente kitsch, que empregue as temáticas da repetição, imitação e emulação como um estilo estético distinto. Rompendo com análises tradicionais de con- vencionalidade popular na esfera do gosto, que alinha hábitos de gosto com identidades de classe (como o oferecido por Pierre Bourdieu), argumenta-se que a qualidade repetitiva do kitsch aborda um problema geral da modernidade: o do “desencaixe” dos horizontes pessoais de segurança social e cósmica (um modelo estabelecido por Anthony Giddens).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Aos autores pertence o direito exclusivo de utilização ou reprodução.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copie e redistribua o material em qualquer meio ou formato.
- Adaptar — remixar, transformar e construir sobre o material para qualquer filme, mesmo comercial.
O licenciante não pode revogar esses direitos, desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o devido crédito, fornecer um link para a licença e indicar se essas alterações foram feitas. Você pode fazê-lo de qualquer maneira razoável, mas não de maneira que sugira que o licenciante endosse ou aprove seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas de natureza tecnológica que restrinjam legalmente outros de fazer algo que a licença permite.
Aviso: A licença pode não fornecer todas as permissões necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, como publicidade, privacidade ou direitos morais, podem limitar a maneira como você usa o material.